Início Educação Nas Praças: projeto distribui livros para incentivar leitura

Nas Praças: projeto distribui livros para incentivar leitura

Ação faz parte da comemoração dos 15 anos da Uninter Santa Cruz do Sul

Ricardo Gais
[email protected]

O projeto ‘Espalhando Livros’ terá mais uma ação no próximo dia 5 de dezembro, das 10h às 12h, nas praças de Santa Cruz do Sul, e em mais outros onze municípios da região. A iniciativa do Centro Universitário (Uninter) Santa Cruz, surgiu como uma forma de fomentar a leitura e comemorar os 15 anos do polo no Município.

Conforme a coordenadora pedagógica do polo, Mônica Malacarne, ao serem discutidas ações para comemorar os 15 anos do Uninter, se pensou nos livros físicos, pois todos os acadêmicos recebem os exemplares durante o curso, além de a instituição contar com uma editora própria. “Pensamos, por que não estender essa possiblidade de leitura para mais pessoas? Então, fizemos a triagem das obras de nosso acervo, separando os mais generalistas, que qualquer pessoa que fosse pegar o exemplar no banco da praça se interessasse em ler, pois são diversos livros, com temas diferentes, que falam sobre sustentabilidade, empreendedorismo, língua portuguesa, entre outros”, explica.

Mônica: “Pensamos na formação do leitor”. Fotos: Ricardo Gais



Mônica conta que, inicialmente, se projetava a distribuição de 300 livros, mas como o engajamento dos alunos foi muito grande, espalhando a ideia em 12 municípios, o total foi ampliado para 800 exemplares. Destes, restam 300 livros para serem distribuídos na próxima ação da instituição. “Neste projeto, a gente também pensou que a formação do leitor se dá pelo acesso aos livros, então, às vezes, a pessoa gostaria de ter um livro, mas não tem condições, e assim pode ser uma porta de entrada para a leitura”, pontua.
São cerca de 30 pessoas engajadas na ação e entre 60 e 80 obras distribuídas por duplas nos bancos das praças de cada cidade. “Observamos se as pessoas vão pegar o livro ou não e caso ela fique em dúvida, a gente se aproxima e explica sobre o projeto”, destacou Mônica.

A gestora do polo em Santa Cruz, Luciane Dick Lopes, destaca outras ações que envolvem livros já realizadas pelo Uninter. “Tivemos o projeto ‘Livros que Alimentam’, onde a gente trocou um exemplar por um quilo de alimento; ‘Livros que Aquecem’ no qual é trocado um livro por uma peça de roupa, entre outros. Essas ações beneficiam entidades da cidade e neste ano pensamos que em vez de trocar por alguma coisa, vamos dar algo para comunidade e assim surgiu a ideia”, revelou.

BILHETE

Para que os livros não ficassem ‘perdidos’ nos bancos e para serem atrativos ao público, foram escritos à mão bilhetes que são anexados na capa de cada exemplar, trazendo uma mensagem de carinho sobre o projeto e explicando que o livro pode ser levado para casa.

A acadêmica de ciências biológicas, Elovani Sinara Strassburger, que tem o sonho de ser professora, ajuda na confecção dos bilhetes e diz estar sendo uma experiência diferente e criativa, além de ser uma forma de atrair os leitores. “É bem bacana estar escrevendo à mão os bilhetes, pois irá atrair as pessoas e estes livros podem despertar o interesse pelos cursos”, relatou. Junto com o livro, estão anexados uma bala e um folder para as pessoas conhecerem os cursos oferecidos pela instituição de ensino.

Elovani escreve à mão bilhetes que são anexados junto ao livro