Início Política Nicole Weber cria projeto para que consultas nos postos sejam agendadas por...

Nicole Weber cria projeto para que consultas nos postos sejam agendadas por telefone

Nicole Weber (PTB) – Jacson Stülp

Padronizar o agendamento de consultas nas unidades de saúde de Santa Cruz do Sul e facilitar a vida dos usuários são os principais objetivos do Projeto de Lei 49/L/2021, protocolado pela vereadora Nicole Weber (PTB) na tarde dessa quinta-feira. O PL, que foi subscrito pelos demais vereadores petebistas Rodrigo Rabuske e Sérgio Moraes, propõe que todos os cidadãos já cadastrados possam fazer a marcação de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias da Saúde da Família (ESF) via telefone. Desde 2019, idosos e pessoas com deficiência já podem fazer o agendamento remoto.

“Além de ter que faltar ao trabalho para ir ao médico, hoje os usuários precisam também se fazer ausentes para agendar a consulta. Com toda a tecnologia que temos disponível e em plena pandemia não entendemos que esse seja um sistema eficiente e à altura do padrão de saúde pública que temos em Santa Cruz”, destacou a vereadora. Para fazer o agendamento, os usuários terão que ter em mãos dados pessoais como CPF e RG e o número do cartão SUS. Além disso, o projeto sugere que haja uma confirmação por telefone ou WhatsApp na véspera da consulta. “Com isso evitamos trotes e aumentamos a garantia de que o paciente irá comparecer no horário agendado”, explicou.

No início deste mês, Nicole realizou uma enquete na sua página pessoal no Instagram, onde questionou os usuários sobre a possibilidade de marcar as consultas por telefone. O questionário contou com resposta de 320 pessoas, das quais 299 afirmaram que preferiam ter a opção de fazer a marcação remota. O PL passa a tramitar na próxima sessão da Câmara de Vereadores.