Início Política Nicole Weber sugere distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais

Nicole Weber sugere distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais

A vereadora Nicole Weber (PTB) protocolou nessa segunda-feira, 3, uma indicação para que o Executivo adote a distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais de Santa Cruz do Sul. De acordo com a parlamentar, a medida vai ao encontro do enfrentamento a chamada pobreza menstrual, que acomete principalmente meninas e mulheres em situação de extrema vulnerabilidade social.

“São meninas que não tem com quem contar e acabam utilizando materiais que não são adequados para conter o sangramento mensal, e há casos em que elas acabam faltando a escola ou o trabalho por não terem esse recurso tão básico”, destacou.

Ainda segundo a petebista, a menstruação é um tema considerado tabu na nossa sociedade, o que impede que as meninas busquem ajuda ou até mesmo falem sobre o assunto. “Esse é mais um caso que nos deixa claro como é importante ter mulheres em espaços de decisão e poder, como o Legislativo ou o Executivo, porque sabemos que essas demandas dificilmente partirão de homens”, comentou.

Em âmbito federal, a deputada Tabata Amaral protocolou projeto nesse sentido. O tema também tem sido pauta da ONU Mulheres e as próprias marcas de absorventes, que têm lançado campanhas dentro da temática.

Preocupada com a geração de gastos à Prefeitura, Nicole também sugeriu que sejam adotadas parceria público-privadas e doações junto à própria comunidade.