Início Colunas Nos Bastidores – 1

Nos Bastidores – 1

 Parque está pronto

Mais uma edição da Festa da Alegria iniciando e o Parque (foto) engalanado para receber os visitantes – agora é só dar os últimos retoques rapidinho e instalar o que ainda falta. E que venham as bandinhas!

Foto: Mara Pante

Arq. Foto: parque da Oktober (2)

 

Brum vai mesmo concorrer por Santa Cruz

Edson Brum transferiu nesta terça-feira, 4, seu domicílio eleitoral de Rio Pardo para Santa Cruz do Sul, na Justiça Eleitoral acompanhado de assessores e do irmão, Edivilson Brum, ex-prefeito de Rio Pardo. Com isso Edson agora é eleitor de Santa Cruz e ligado ao PMDB da cidade, sigla pela qual se lançou como pré-candidato a prefeito em 2012. A mudança põe em risco a permanência do partido na base governista.

 

Marisa na mira de Afonsinho

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber já visitou as Lojas Marisa, recém inaugurada, para apresentar as normas locais de funcionamento do comércio. Segundo ele, a Marisa abre sábados à tarde até às 18h e de segunda a até as 18h30 sem fechar ao meio dia e em outras cidades abre inclusive aos domingos. A irregularidade estaria no sábado, onde o comércio não ultrapassa às 17h.

 

Legislação falha

“Eles estão começando mal”, reclama o dirigente, que disse ter pedido para a gerência loja se explicar e até agora não foi atendido. “A legislação de Santa Cruz é falha neste sentido, não há lei, mas há normas advindas de entendimento com o Sindilojas”, reforça, acrescentando: “somos pelo diálogo”.

 

Gleisi Hoffmann recebe

A audiência realizada na segunda, 3,  na Casa Civil, sobre o impacto das consultas públicas 112 e 117 da Anvisa no setor do tabaco foi acompanhada pela senadora Ana Amélia (PP/RS) e pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), além de representantes das entidades da cadeia produtiva do tabaco. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ouviu atentamente os argumentos do setor.

Foto: Renan Arais Lopes

Ana Amélia acompanha dirigentes do setor na entrega de documento à Gleisi

Arq. Foto: benicio iro e romeu com gleisi hoffmann

 

B o x


A ministra pode intermediar

A possibilidade de incluir sugestões à MP 540/2011, que implementa as medidas da nova política industrial, o Plano Brasil Maior, atualizando a legislação do setor do tabaco no país, também foi tratada no encontro, visando regularizar e não inviabilizar a cadeia produtiva. Gleisi disse que fará um estudo em relação ao teor da MP 540 e propôs uma reunião técnica com representantes do setor e do governo para que os assuntos discutidos possam entrar novamente em pauta e uma análise geral da situação seja realizada, levando em consideração os impactos à cadeia produtiva e aspectos ligados à saúde. Ressaltou que a partir das conclusões será feita uma mediação para ver se há possibilidade de um consenso para a questão.


Tem audiência amanhã no Rio

Nesta quinta, 6, uma audiência no Rio vai tratar das consultas públicas 112 e 117. Apesar da pressão pela troca do estado para Brasília ou para a Região Sul, a cidade-sede da reunião ficou mantida. A única alteração ocorreu em relação ao lugar, passando do Instituto Nacional do Câncer, onde o auditório acomodava apenas 250 pessoas, para o Ministério da Saúde.

 

Quem contrata terceirizada é responsável

Consumidor amarga os prejuízos com os problemas causados por empresas terceirizadas, quanto à qualidade e rapidez no atendimento. Incluída no contexto está a frustração dos consumidores, que além de não receber os serviços contratados, não tem seus direitos respeitados e nem a quem reclamar. As empresas que contratam o serviço se limitam a dizer que é problemas das terceirizadas. Mas segundo o Edecon, a responsabilidade é da empresa que contratou a terceirizada. Esta que deve responder e solucionar.

 

Quase 60 mil vereadores

Os 5.565 municípios brasileiros terão entre 54.577 e 59.764 vereadores em 2013. O cálculo veio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e foi divulgado em Porto Alegre, com base no número atual, de 51.419 cadeiras nas câmaras municipais, em alterações já consolidadas, em estudo ou possíveis para a próxima legislatura. A área técnica da CNM consultou todas as 2.153 câmaras que, pela legislação atual, podem mudar o número de cadeiras, entre os dias 21 e 28 de setembro, e obteve resposta de 1.857 (87,7%) delas, o que fez o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, considerar os dados como “quase um censo”.

 

Dois suplentes em ação

A última sessão da Câmara de Vereadores teve a presença de dois suplentes: Matthäus Swarowsky (PSDB) no lugar de Alceu Crestani (PSDB) e Ari Schwerz (DEM) no lugar de Nasário Bohnem. Schwerz falou da alegria de voltar a Casa, de onde esteve afastado por muito tempo. Sobre o vídeo monitoramento lembrou que em 2003, quando era vereador, junto com várias entidades visitou a cidade de Novo Hamburgo para buscar subsídios para implantar aqui o projeto. Parabenizou a atual administração pela execução do mesmo e ganhou elogios pela atitude do situacionista Paulo Beneduzzi (PTB). Swarowsky cedeu seu tempo em favor do vereador Hildo Ney Caspary (PP).

Foto: Mara Pante

Ari Schwerz(DEM) e Matthäus Swarowsky(PSDB) ao lado de Neri Siqueira (PSDB)na bancada oposicionista

Arq. Foto: Schwerz, Matthäus e Siqueira

 

Balcão do Consumidor no MPA

O Balcão do Consumidor da Unisc estará em frente ao MPA, na Rua Borges de Medeiros, nesta quarta, 5, pela manhã, para esclarecer os agricultores com dúvidas em relação às dívidas. A informação foi levada pelo vereador Wilson Rabuske (PT) à tribuna da Câmara.

 

Conselho hipócrita

O jornal Financial Times ironizou na terça, 4, os conselhos fiscais que Dilma e Mantega vêm dando ao mundo desenvolvido em crise. “Soa um tanto hipócrita”, afirma o blog beyondbrics, de Samantha Pearson, sobre às declarações de Dilma em Bruxelas. O país que está em 152º lugar no ranking do Banco Mundial por seu pesado sistema tributário está dando conselhos sobre impostos restritivos. Também mostra a contradição entre o discurso de Dilma contra o protecionismo na ONU e a elevação do IPI dos carros importados no Brasil, dias antes. O FT também lembra que o Banco Central brasileiro interfere diretamente no câmbio através da compra de dólares, desde o começo dessa crise. Esse seria o motivo do governo ter uma expressiva reserva cambial.