Início Colunas Nos Bastidores – 5

Nos Bastidores – 5

 Vista a camiseta do Cinturão

A Câmara de Vereadores sediou a primeira reunião da Comissão Permanente do Cinturão Verde – Copecive na segunda, dia 7, quando tomou posse o presidente Alberto Heck, o secretário do Meio Ambiente. O primeiro encontro definiu as entidades que vão compor a diretoria, as quais terão três dias para indicar representante. A primeira reunião da nova diretoria ficou marcada para o dia 17 deste mês em local a ser confirmado. 30 participantes de vários segmentos ligados direta ou indiretamente com as questões do cinturão (fotos), prestigiaram este primeiro encontro, quando foi lançada a camiseta do cinturão (foto), que está sendo comercializada por R$ 15. Quem se apaixonou de cara já pode encomendar a sua, é só ligar 3717-2861. 

Fotos: Ari Trenepohl

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuca fresca

As cucas santa-cruzenses ganharam espaço no Jornal O Estado de São Paulo no dia 3 deste mês. A matéria começava assim: “Ela tem cara de bolo, vai ao forno em assadeira de bolo e até seu nome vem da palavra alemã para bolo, Kuchen. Tecnicamente, porém, cuca não é bolo, e sim um tipo de pão. Um pão doce.” E continuou: “Cuca lá é comida de infância, reconfortante e nostálgica. Um pão doce macio e úmido, caracterizado pela cobertura farofenta, um crumble feito com manteiga, farinha e açúcar.”

 

Cuca badalada

O vereador Nasario Bohnen destacou a matéria (foto)na última sessão da Câmara, na qual tem inclusive entrevista com a professora e tradutora Lissi Bender Azambuja e até uma receita de cuca prá paulista ver. O site pra quem quiser acessar e conferir de perto é:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos paladar,deixe-a-cuca-fresca,4704,0.htm

Foto: Filipe Araujo/AE

 


Vem contar a quantas anda

O vereador progressista Hildo Ney Caspary (PP) anunciou na tribuna que estará encaminhando convite ao Secretário do Desenvolvimento Econômico para falar dos encaminhamentos que estão sendo feitos na tentativa de atrair a montadora da Volkswagen do Brasil para o município. Outra informação que o vereador quer, é em relação ao aeroporto regional.

 

Ficou cabrero

Francisco Carlos Smidt (PTB) se mostrou “cabrero” com a proposta apresentada pela Corsan na reunião com lideranças locais na última segunda-feira. “Por muitos anos a estatal podia ter apresentado um serviço melhor e não o fez”, explicou justificando seus receios. 

 

Sessão pós-feriadão

Em função do feriadão de 15 de novembro, a próxima reunião ordinária do Legislativo santa-cruzense acontece na quarta, dia 16, às 10h30.

 

Convivência em Harmonia

O Comando do 23º BPM realiza mais  uma edição da Operação Convivência em Harmonia – Fase Comunitária,  no dia 10, quinta-feira, a partir das 10h, no Bairro Bom Jesus. Na oportunidade, além de diversas atividades sociais, serão apresentados os índices da criminalidade. Na sequência, haverá almoço comemorativo. O evento servirá também para inscrever as crianças interessadas em participar do Pelotão Mirim da Brigada, avisa o comandante, major Valmir José dos Reis.


Texto base do Código Florestal passa pelo Senado

As comissões de Ciência e Tecnologia e de Agricultura do Senado aprovaram ontem, 08, o texto-base do projeto que altera o Código Florestal Brasileiro. Faltou consenso entre os senadores, e o presidente da comissão de Ciência e Tecnologia, Eduardo Braga (PMDB-AM), transferiu para hoje a votação das emendas ao parecer do relator Luiz Henrique (PMDB-SC). O objetivo é ganhar tempo para negociar as propostas de alterações apresentadas e atingir um consenso.


Isento de multas quem derrubou vegetação até julho de 2008

A proposta do relator Luiz Henrique da Silveira mantém os 30 metros de áreas de preservação permanentes, as APPs para os cursos de água de menos de 10 metros de largura, as matas ciliares. O parecer isenta de multas o proprietário rural que derrubou vegetação nativa, antes de 20 de julho de 2008, ou em casos de baixo impacto ambiental.


Gado nos morros

O texto faculta ainda a criação de gado e a infraestrutura física associada ao desenvolvimento dessas atividades em APPs consolidadas em região de chapadas, topos de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 metros e inclinação média maior que 25º, e em altitudes superiores a 1,8 mil metros, qualquer que seja a vegetação.


Supermercados devem crescer 8,4% nas vendas de final de ano

Supermercados serão responsáveis pelas vendas de dois em cada três produtos para as festas de Natal e Ano Novo, o que sinaliza para um crescimento de 8,4% – o melhor de todos os tempos para o setor. A projeção vem do presidente da Agas, Antônio Cesar Longo. Ele acredita que esse comportamento do consumidor é reflexo da busca pela comodidade de comprar tudo em um só lugar.

 

Empreendedorismo em alta

Empreendedorismo em alta das contadoras Débora Vollbrecht e Fabiane Hoff, que no dia 24 inauguram em Vera Cruz a Eficácia – Contabilidade e Assessoria Empresarial. Desde 2006 na área, as sócias agora se instalam em prédio próprio de 273 metros quadrados no centro de Vera Cruz. A publicidade da empresa está a cargo da g+g.