Início Colunas Nos Bastidores – 8

Nos Bastidores – 8

 Agora são oito os ministros que saíram de cena

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, apresentou seu pedido de exoneração do cargo à presidente Dilma Rousseff em reunião realizada neste domingo, 4. Seu cargo estava sob forte pressão nas últimas semanas, após denúncias sobre um suposto esquema de favorecimento e cobrança de propinas no Ministério do Trabalho. É o sétimo ministro de Dilma a sair: Antonio Palocci da Casa Civil em junho e Luiz Sergio das Relações Institucionais, em julho Alfredo Nascimento dos Transportes e Nelson Jobim da Defesa, Wagner Rossi da Agricultura, Pedro Novais do Turismo e Orlando Silva do Esporte, mais Carlos Lupi do Trabalho. Com isso, Lupi deve retornar à presidência nacional do PDT.
 
É hoje
Santa Cruz entra na rota internacional hoje em mais um setor, com a inauguração do Centro Mundial de Tecnologia e Pesquisa da JTI Tabacos. O evento acontece em Cerro Alegre Baixo, onde fica o empreendimento orçado em R$ 10 milhões, a partir das 10h30.
 
IPTU sobe
O IPTU de Santa Cruz sofre reajuste de 5,95% para 2012. O índice vem do IGP-M acumulado entre dezembro de 2010 e novembro de 2011. Em 2011o IPTU ficou 10% mais caro do que em 2010. As regras para pagamento  serão as mesmas. À vista até 15 de março com desconto de 5,95% – quem optar pela cota única pagará o mesmo valor do IPTU deste ano. Também em 15 de março vence a primeira parcela para quem optar por parcelar o valor. Os 52 mil carnês serão impressos pelo Banco do Brasil e serão distribuídos pelos Correios entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. A arrecadação deve beirar os R$ 10 milhões.
 
Greve dos professores
Os professores estaduais decidiram suspender na última sexta-feira a greve iniciada no dia 18 de novembro. Ao final da assembleia, os grevistas colaram cartões vermelhos na parede do Palácio Piratini com recados para o governador Tarso Genro. A categoria aprovou uma campanha permanente de denúncia do governo que descumpre a lei do piso, tenta implementar políticas que atacam a educação pública e os direitos dos educadores, e não cumpre o compromisso de criar, com uma lei estadual, o piso para os funcionários de escola. Outro ponto aprovado foi o boicote da categoria às conferências do governo sobre o ensino médio.
 
Em prol do concurso público 
No calendário de mobilização dos educadores está o debate sobre os prejuízos provocados com o pagamento da dívida pública e as isenções fiscais para os cofres do governo. O sindicato realizará ainda uma campanha em defesa da imediata realização de concurso público para professores, funcionários de escola e especialistas e fortalecerá o plebiscito nacional dos 10% do PIB para a educação pública e pela implementação do piso salarial.
 
Última reunião do ano da Amvarp
Acontece às 17h, de quarta-feira, 7, na Churrascaria Centenário, em Santa Cruz, e na pauta estará a análise do projeto do Hospital de Emergência Regional – HER em Rio Pardo. Na ocasião ocorre ainda o lançamento do Boletim da Amvarp da Comissão Permanente em Defesa do Tabaco. Às 19h ocorre amigo secreto entre os prefeitos e jantar de confraternização.
 
 
TRE lança Carta ao eleitor
A Justiça Eleitoral gaúcha lançou a Carta TRE-RS de Serviços aos Cidadãos – manual explicativo sobre os serviços prestados e do acesso aos mesmos, compromissos do eleitor e padrões de atendimento da Justiça –, enfim, um instrumento de controle e informação que estará disponível nos órgãos públicos. Nenhuma novidade de vulto no sistema – Canoas está entre os 6% do eleitorado nacional que já usa o cadastramento biométrico -, inovação que por aqui ainda passa longe, segundo o chefe do Cartório da 40ª zona, Jaime Vieira Melchionna 
Foto: Mara Pante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fique por dentro
Cartório eleitoral abre das 12h às 19h (5º andar Fórum, 40ª zona)
Título novos ou transferência tem prazo até 9 de maio de 2012:
Para pedir o título é preciso estar quite com a justiça eleitoral;
Um eleitor não pode ser filiado a dois partidos ao mesmo tempo, as duas filiações ficam nulas;
Quem perdeu título deve levar Carteira Identidade ou motorista e comprovante de residência para fazer outro;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sérgio na Delegação do Mercosul
No dia 30, o deputado federal Sérgio Moraes (PTB) participou da reunião da comissão mista do Mercosul no Senado. Moraes foi um dos 21 parlamentares indicados para compor a delegação brasileira que vai representar o País na XXVII reunião de coordenação do Mercosul hoje em Montevidéu. Na reunião será discutida a possível modificação do regimento interno do parlamento do Mercosul e quais os deputados e senadores brasileiros irão tomar posse como membros titulares pelo Brasil. Além do Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Argentina participarão dessas decisões.
Foto: Camila Kaufmann
Deputado Sérgio Moraes (PTB) e Senador  Roberto Requião (PMDB)
 
 
 
 
 
 
 
 
Petrobras, a queridinha dos jornalistas
A Petrobras foi eleita a empresa que melhor se comunica com os profissionais da imprensa, em premiação realizada pela revista Negócios da Comunicação. A companhia foi a única reconhecida em três categorias: Biocombustível e Energia Alternativa, Petróleo e Gás e Química e Petroquímica. A escolha das empresas foi feita por 25 mil profissionais de imprensa das principais redações e agências de comunicação do Brasil. Os jornalistas responderam a uma pesquisa realizada pela empresa H2R e auditada pela BDO Brasil, consultoria com atuação em 119 países.
 
Com arruda e cuidado
A bruxa andou solta ontem na cidade. Às 7h da manhã já começaram os acidentes com um motorista alcoolizado entortando um poste de concreto no Bairro Menino Deus. Ao meio dia três carros se chocaram na Independência com a Tiradentes e pouco antes das 14h um ônibus abalroou um carro na esquina da Galvão Costa com a Gaspar Silveira Martins. Que nhaca!