Início Colunas Nos Bastidores – 91

Nos Bastidores – 91

 

Acertando os ponteiros

Clima ameno na apresentação do plano de mídia da propaganda eleitoral obrigatória de Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado e Vera Cruz. O encontro de representantes dos partidos e da imprensa regional com o juiz eleitoral André Luís de Moraes Pinto e o chefe de cartório da 162ª zona, Luiz Claudio Costa, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 03, no salão do júri do Fórum. A coligação A Força do Povo, liderada por PTB e PT, ficou com o maior tempo de rádio e TV na propaganda gratuita que começa no próximo dia 21. O cálculo foi feito pela Justiça Eleitoral através de um sistema eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral e concluído na noite de quinta-feira, 2. 
 
Fotos: Rolf Steinhaus
O chefe de cartório Luiz Claudio Costa e o juiz eleitoral André Luís de Moraes Pinto, da 162ª zona,
definiram com os partidos e imprensa, o formato dos programas eleitorais
 
 
 
Coligação PTB/PT ficou com maior tempo
 
A coligação de Kelly Moraes (PTB) e Campis (PT) terá 14 minutos e seis segundos de propaganda gratuita no rádio e na televisão. A coligação Todos por uma Santa Cruz melhor, encabeçada por Telmo Kirst (PP), terá 12 minutos e 33 segundos. Já o candidato do PSTU, Silvério Stölben, terá três minutos e 20 segundos. Os tempos são iguais no rádio e na TV. O horário eleitoral se torna a menina dos olhos de qualquer candidatura, haja vista que é um dos itens mais caros e mais planejados das campanhas.
 
 
 
PSD fez a diferença
 
Quem mais contribuiu para que a coligação A Força do Povo ficasse com o maior tempo foi dada o PT, que sozinho detém três minutos, 51 segundos e 73 centésimos. A segunda maior contribuição foi do PSD, recém-criado e um dos mais assediados pela oposição, que possui dois minutos, 35 segundos e 69 centésimos. Se o PSD tivesse coligado com Todos por uma Santa Cruz Melhor, estes teriam o maior tempo. Nesta coligação, dos candidatos Telmo Kirst e Helena Hermany, a maior contribuição para a composição final do tempo de rádio e TV veio do PMDB, com três minutos, 18 segundos e 22 centésimos.
 
 
Programas
 
A propaganda dos candidatos à majoritária vai ao ar nas segundas, quartas e sextas, na televisão, às 13h e às 20h30 e no rádio, às 7h e às 12h, com duração de trinta minutos cada programa, uma hora por dia tanto no rádio como na televisão. Já a propaganda dos candidatos a vereador acontece nas terças, quintas e sábados nos mesmos horários e duração. Dos 30 minutos de cada bloco, um terço é dividido igualmente entre os partidos ou coligações. O restante é dividido proporcionalmente de acordo com o número de representantes de cada partido na Câmara dos Deputados.
 
 
Roberto Wegner, da RBS TV, apresenta o formato da programação e horários e regras das inserções
 
 
 
 
 
Sem ordem, vai faltar trevo
 
Assunto também tratado na reunião do Fórum foi a colocação dos cavaletes de propaganda nos trevos e rótulas. Ficou acertado que somente na rótula do 2001, na Avenida Independência os partidos poderão colocar cavaletes de candidatos a vereança e à majoritária – no limite de um por candidato. Nos demais trevos vão apenas propaganda dos prefeituráveis, também no limite de um cavalete por candidato.
 
 
Bandeiraços
 
O juiz eleitoral, Luís André de Moraes Pinto definiu ainda que os famosos bandeiraços, mais comuns nos últimos dias antes do pleito, devem se ater ao bom senso e não se tornarem atos agressivos, mantendo uma distância razoável do fluxo de veículos. 
 
Calendário eleitoral
Acaba quarta-feira, 08, prazo para a direção dos partidos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, observados os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada sexo, no caso de as convenções para a escolha de candidatos não terem indicado o número máximo previsto no § 5º do art. 10 da LE. Também é o útimo dia para o pedido de registro de candidatura às eleições proporcionais, na hipótese de substituição.
 
 
Expediente interno no Fórum, mas eleitoral continua
 
O fórum funciona apenas com expediente  interno entre 13 e 24 deste mês, conforme informações do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A autorização foi concedida pelo desembargador Cláudio Baldino Maciel, 2º vice-presidente em substituição ao corregedor-geral de Justiça e se deve à troca do mobiliário e reorganização dos processos no prédio da esquina das ruas Ernesto Alves e Fernando Abott. No período haverá a suspensão dos prazos processuais, sem prejuízo das audiências já designadas, bem como apreciação de medidas urgentes pelo regime de plantão.
 
Foto: Rolf Steinhaus
 
 
 
 
Excessos
 
Somente na 1ª Vara Cível, que é a mais antiga e sobrecarregada da cidade, tramitavam em junho 11,3 mil processos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, naquele mês ingressaram 206 novas ações na lista da juíza Josiane Estivalet, que é auxiliada por cinco servidores. As pilhas de processos se acumulam inclusive nos corredores.
 
 
Funcionamento normal
 
As duas zonas eleitorais com sede na cidade – 40ª e 162ª -, que funcionam no quinto andar do Fórum, atenderão normalmente no período. O horário de funcionamento é do meio-dia às 19h (segunda a sexta) e das 14h às 19h (sábados, domingos e feriados).
 
 
 
ITGA na Afubra
 
O encontro regional da International Tobacco Growers Association (ITGA) realizado na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil teve dois momentos distintos. Pela manhã, representantes dos agricultores trataram da nova safra de tabaco (foto). Durante a tarde, o assunto foi a COP-5, quando representantes dos países que ratificaram a adesão à Convenção-Quadro discutiram as novas medidas restritivas à produção e ao consumo de tabaco no mundo. O diretor-executivo da ITGA, Antonio Abrunhosa, procedeu a apresentação sobre o tema. Participaram representantes dos produtores de tabaco do Brasil, Argentina, Estados Unidos, República Dominicana, Colômbia e México. A COP-5, conferência das partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) ocorre em novembro na Coreia do Sul. Na próxima edição publicaremos a posição de Abrunhosa e os itens acordados no encontro.
 
Foto: Luciana Jost
 
 
 
 
Hentschke assume vice-presidência da Unileaf
 
A Universal Leaf Tobacco Company, Incorporated, uma das maiores empresas do setor no mundo, informa que a partir de 1º de outubro, Airton Luis Hentschke (foto) assumirá a vice-presidência executiva do grupo Universal Leaf, em Richmond, estado da Virginia, Estados Unidos da América.  Natural de Santa Cruz do Sul, Airton tem 42 anos e será o primeiro executivo brasileiro a assumir a vice-presidência executiva do grupo. Iniciou atividades na Universal Leaf em 1990 e ocupou diversos cargos chave na empresa, incluindo as áreas de finanças e vendas. 
 
Foto: Divulgação Unileaf
 
 
 
 
Bünecker assume a presidência para a América do Sul
 
Os cargos de presidente e CEO para a América do Sul da Universal Leaf Tabacos Ltda; ocupados por ele desde 31 de julho de 2009, passarão a ser desempenhados por Cesar Augusto Bünecker (foto), engenheiro agrônomo, 45 anos, que está na ULTL há 24 anos e nos últimos cinco ocupa o cargo de diretor de produção de tabaco. “É esta sólida experiência no setor de tabaco que o credencia a ocupar estas novas responsabilidades, para as quais terá meu completo apoio neste período de transição”, declara Hentschke. O anúncio oficial da nova composição da diretoria foi feito na manhã de ontem, 03, em comunicado enviado pelo Chairman & Chief Executive Officer do grupo, George C. Freeman, III.
 
Divulgação Unileaf
 
 
 
 
Governo quer discutir pedágios com municípios
 
Serão sete audiências públicas nas várias praças do estado. O interesse no envolvimento das comunidades que vivem no entorno dos polos de pedágio no debate foi acertado na quarta, 01, em encontro entre o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias, Luiz Carlos  Bertotto e o secretário do Conselhão, Marcelo Danéri. Santa Cruz deve ter sua audiência até dezembro. Bertotto quer discutir com a comunidade, entre outros pontos, a aplicação dos recursos arrecadados nas praças comunitárias e a manutenção dos serviços de ambulância e guincho. Ele pensa em fazer parceria com as prefeituras porque quer baixar as tarifas, mas precisa manter esses serviços.
 
 
Afinal, precisava ou não criar a EGR?
 
O governo anunciou Bertotto como presidente da recém criada EGR, mas logo decidiu que as licitações para contratação de serviços essenciais das praças de pedágio ficarão a cargo do Daer até o término das concessões – que, por decisão do Estado, será no primeiro semestre do ano que vem. Então o órgão transfere os convênios para a EGR. A idéia é ganhar tempo para a EGR se estabilizar e tomar pé da situação me parece. O governo ainda não decidiu sobre os sistemas informatizados de arrecadação, cobrança das tarifas e guarda transporte e depósito de valores, se escolherá uma empresa para cada praça ou se a mesma será responsável por todas. A manutenção dos serviços de ambulância e guincho também segue em discussão. Podem até ser extintos ou passar para o encargo das prefeituras.
 
 
Santa Cruz Novos Rumos se reúne com a Valec
 
Dia 31 de julho, o presidente da Associação Santa Cruz Novos Rumos -Ascnor, Flávio Haas, participou da reunião do Conselho de Infraestrutura da Fiergs, com a presença do superintendente de Projetos da Valec, Bruno Rotta Júnior, empresa que é a responsável pelas ferrovias no Brasil. Entregou um dossiê sobre o projeto Novos Rumos com os potenciais econômicos e expectativas da contemplação da região de Santa Cruz do Sul com o traçado da Ferrovia Norte/Sul. Segundo Haas, o contato foi de suma importância pelas informações passadas. Neste momento está andando o processo de licitação para contratar a empresa que elabore os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do lote da Ferrovia, que contempla o trecho de Chapecó/Rio Grande. Contatos deste teor podem fazer a diferença.
 
 
Mobilização
 
O deputado estadual Heitor Schuch participou da reunião da ITGA na Afubra na sexta. Nesta segunda-feira, participa de reunião do mesmo tema em Venâncio Aires. Na próxima semana, viaja a Brasília, onde participa de audiência com os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, juntamente com representantes do setor. “Precisamos estar mobilizados na defesa dos agricultores e trabalhadores do fumo”, resume Schuch.
 
 
Novas regras do Enem
 
O Ministério da Educação disponibiliza manual com as novas regras para a redação do Enem, que traz em detalhes tudo o que o candidato precisa saber sobre avaliação da redação e das quatro provas objetivas. Pelas novas regras, a redação deverá seguir algumas ordens na produção do texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo sobre o tema com argumentos e proposta de intervenção. A avaliação será feita por dois professores e cada um vai dar nota independente da nota do outro. O MEC produziu 1,7 milhão de cartilhas que serão distribuídas para professores e alunos de todo o Brasil.
 
 
Mensalão começa a ser julgado
 
Após sete anos, o Supremo Tribunal Federal julga um dos maiores esquemas de corrupção política do Brasil, o Mensalão – um suposto esquema de corrupção e compra de apoio para o governo no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. A sessão começou às 14h de quinta-feira, 02 e pode se estender até setembro. Segundo o Ministério Público, o mensalão foi um esquema montado para comprar apoio de parlamentares e para saldar dívidas de campanha com dinheiro não contabilizado, o chamado caixa 2. E que pelo menos quatro partidos – PT, PP, PL (hoje PR) e PTB – se beneficiaram além da contrapartida para empresários e funcionários de instituições financeiras.