Início Política “Nossa marca será o diálogo com a sociedade”, diz Alex Knak

“Nossa marca será o diálogo com a sociedade”, diz Alex Knak

Candidato da coligação Juntos Somos Fortes apresenta suas propostas para o Município

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Alex Knak (MDB) e Fabiano Dupont (PSB), candidatos a prefeito e vice-prefeito. Foto: Divulgação

Com o objetivo de auxiliar o eleitor a proceder um voto consciente nas eleições municipais do próximo dia 15 de novembro, o Riovale Jornal inicia, a partir de hoje, a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, onde os postulantes ao Palacinho apresentam as suas principais propostas e ideias para gerir o Município pelos próximos quatro anos. Por ordem alfabética dos candidatos a prefeito, critério estabelecido para a publicação das entrevistas, iniciamos com o candidato Alex Knak, da Coligação Juntos Somos Mais Fortes.

Riovale Jornal – O senhor entende que existe uma disparidade no desenvolvimento entre centro, bairros e interior? Quais políticas o senhor pretende realizar para reduzir essa disparidade?

Alex Knak – São situações diferentes as da cidade e as do interior, que exigem ações públicas diferentes. O interior, que representa a grande força motriz da nossa economia, exige estradas em condições, aporte de maquinário para auxiliar na pequena propriedade rural, energia elétrica contínua e com capacidade para suprir as demandas da propriedade (rede trifásica), água tratada e de boa qualidade, internet adequada para oferecer as facilidades da tecnologia, inspeção municipal de áreas ainda em expansão (como várias agroindústrias familiares) e oferta de infraestrutura de qualidade nas escolas. Os nossos bairros precisam de muita infraestrutura (pavimentação, espaços de lazer, água e saneamento de qualidade, expansão dos serviços e horários de atendimento da saúde, diversificação de atividades esportivas e culturais para as crianças e jovens); programas de qualificação da mão-de-obra; ações que assegurem a segurança e pacificidade nas comunidades; melhoria da infraestrutura das escolas e garantia de vagas no turno e contraturno. O Centro tem demandas mais pontuais de mobilidade (diminuição dos conflitos e fluidez do trânsito, solução à falta de estacionamento); prestação contínua de água; ações pontuais de segurança. Ou seja, precisamos governar de “fora para dentro”, dando mais atenção àqueles que têm mais necessidades, sem descuidar do Centro, garantindo que o interior tenha aquilo que precisa para prosperar.

RJ – Qual seu entendimento a respeito da diversificação econômica? Santa Cruz é ainda muito dependente do tabaco ou isso, no seu entendimento, não é um problema? À frente do governo, como pretende lidar com essas questões?

Alex Knak – Diversificar é importante, mas sem abandonar a nossa vocação para o cultivo do tabaco, que nos faz uma das maiores economias do Estado e dele o 2º item de exportações do RS, atrás apenas da soja. A riqueza, posição geográfica e atratividade do nosso Município nos propiciam termos outras matrizes que convivem com o período de safra (centros de distribuição de itens diversos, metalurgia, fruticultura, suinocultura, avicultura, pecuária leiteira), mas acredito que o canhão da nossa economia vai ser o turismo. Vamos simplificar os processos de instalação e de fomento à captação de novos empreendimentos.

RJ – Na área turística, Santa Cruz tem perspectivas de crescimento? Quais seus planos em relação a esta área importante, o turismo?

Alex Knak – Vejo no turismo o nosso grande trunfo. Vamos promover a divulgação e a exploração das potencialidades turísticas do nosso Município, estabelecendo parcerias para qualificar os trabalhadores do comércio e serviços, melhorando a prestação à população e turistas, atraindo pessoas para consumirem produtos e serviços no nosso Município. Na Câmara Municipal, sugeri à Prefeitura (em 2018 e 2019) que fizesse uma Rua e um Mercado Público Municipal (na Central de Serviços, atrás da nova Biblioteca Pública), empreendimentos que trariam incremento ao comércio em geral, tanto pelos negócios diretamente envolvidos ou pela melhor exploração turística dos nossos potenciais. Temos uma capacidade turística extremamente mal aproveitada, embora tenhamos uma posição geográfica privilegiada, cortados por duas rodovias que riscam o Estado de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Precisamos fomentar o turismo de eventos, integrando outros municípios dos Vales com potencial turístico em geral. Temos atrativos privilegiados na cultura, na gastronomia, na religião, nas belezas naturais do nosso interior. Devemos investir no cicloturismo, que move muito dinheiro mundo afora. Li dias atrás que Restinga Seca vai explorar águas salgadas captadas centenas de metros chão adentro. Isso é inovar e explorar de modo inteligente as potencialidades que a natureza nos oferece.

RJ – Em termos de educação, especialmente nas escolas municipais, o que está em falta no Município de Santa Cruz e o que pretende fazer para solucionar essa questão?

Alex Knak – Vamos ofertar capacitação constante e qualificada aos nossos professores; criar o Centro de Especialidades Educacionais (com serviços de fonoaudiologia, neuropedagogia, psicopedagogia, psicologia, oftalmologia, assistência social, dentre outras) auxiliando as demandas que influenciam na relação ensino-aprendizagem; ofertaremos atividades esportivas e culturais no turno inverso às aulas; estabeleceremos parcerias para o suprimento da demanda por vagas nas EMEIs; faremos uma verdadeira inclusão digital, que se mostrou tão importante neste período de pandemia; com recursos federais, pretendemos fornecer uniformes escolares às crianças e adolescentes (o que foi feito com sucesso em Viamão, para citar um exemplo).

RJ – Santa Cruz costuma ser um destaque positivo em saúde pública. O que pretende fazer para ampliar a qualidade dos serviços nesta área?

Alex Knak – Iremos investir em recursos humanos, expandindo os serviços de saúde e a amplitude dos atendimentos, tanto em relação ao tempo de resposta aos pacientes (realização de consultas e intervenções). Iremos agir preventivamente com as ESFs, diminuindo a incidência de enfermidades e humanizando as relações de atendimento, qualificando e ampliando as ações dos Agentes Comunitários de Saúde. Vamos implantar o Centro de Referência Municipal em Obstetrícia e Maternidade (Crmom). Na nossa gestão, vamos aprimorar a Atenção Farmacêutica (medicamentos disponibilizados e a forma de entrega ou modos de retirada) e buscar realizar coletas laboratoriais nos distritos (conforme a viabilidade técnica). O nosso programa de governo tem inúmeras outras ações que podem ser consultadas pela comunidade em alexefabiano15.com.br.

RJ – O setor cultural foi amplamente prejudicado devido à pandemia do coronavírus. Quais estratégias para fomentar a cultura no Município?

Alex Knak – Na Câmara, foi de minha autoria a Lei Prata da Casa, para oportunizar visibilidade aos artistas locais em grandes eventos realizados com apoio municipal. No nosso governo, vamos: criar espaços voltados à cultura (Teatro Municipal, Concha acústica, Centro Cultural, Espaços para Oficinas e Exposições); incentivar os eventos tradicionalistas, étnicos, culturais e artísticos; incrementar atividades artísticas e culturais nas escolas (como o projeto Escritor Estudantil); pretendemos criar uma orquestra municipal e realizar o festival de corais; Vamos descentralizar a cultura pelos bairros, por meio de oficinas; queremos alçar a cultura do samba a um patamar diferenciado (fazendo dela uma verdadeira atração turística como em outras cidades da nossa região).

RJ – Como a gestão pensa em qualificar a questão do abastecimento de água e saneamento básico no Município?

Alex Knak – Vamos fiscalizar e exigir de modo efetivo o cumprimento do contrato com a Corsan, no que tange ao fornecimento de água e saneamento, aplicando as penalizações no caso de descumprimento das obrigações dispostas contratualmente. Iremos submeter ao Poder Legislativo as proposições de aditivos contratuais relativos ao contrato da Corsan. Também, vamos aumentar e melhorar a oferta de água tratada no interior (redes hídricas e poços artesianos).

RJ – O Meio Ambiente é o grande responsável pelo desenvolvimento da vida no planeta. Em Santa Cruz do Sul, como o senhor pretende preservar esse patrimônio natural?

Alex Knak – Na vereança, tivemos muitas propostas vetadas nesse sentido, básicas e elementares, como o Plano Municipal de Educação Ambiental. Vamos verdadeiramente fomentar a geração de energias renováveis e o reaproveitamento da água das chuvas (projeto por três vezes vetado pelo prefeito – Santa Cruz Sustentável), para que cada cidadão possa ter um ganho ao implementar essas ações na sua casa. Instalaremos ecopontos para a coleta de materiais recicláveis em pontos estratégicos nos bairros, bem como implementaremos uma política de separação doméstica de resíduos sólidos. Vamos criar, recuperar e ampliar áreas verdes urbanas, em sintonia e de forma colaborativa com o desenvolvimento e o progresso.

RJ – Dando uma demonstração de transparência aos eleitores, o senhor pretende anunciar o secretariado antes do resultado das eleições? Se sim, quais são os nomes?

Alex Knak – Transparência foi uma pauta constante que tive como vereador (transmissão das licitações; disponibilização da lista de vagas em creches; exposição dos dados de qualificação dos CCs; disponibilização da ordem de execução das pavimentações em parceria; aplicativo das receitas e despesas municipais), sendo que algumas são leis vigentes, embora lamentavelmente tenhamos recebido vetos com os quais não concordamos. Nossa equipe de gestão será extremamente qualificada, cada agente tendo identidade e ligação íntima com as áreas de atuação. Mas é prematuro apontar nomes, pois antes temos um pleito que nos exige muito empenho para suplantar famílias tradicionais que gerem o nosso Município há décadas.

RJ – Caso eleito como prefeito, quais objetivos frente ao Governo Municipal e qual legado a ser deixado para Santa Cruz do Sul?

Alex Knak – Temos a certeza de que iremos alavancar o desenvolvimento econômico, e com isso a qualidade de vida da população (saúde, educação e segurança) mediante a oferta de emprego. Nossa marca será o diálogo franco e aberto com a sociedade e entidades, pois temos como premissa que a boa política se faz de modo compartilhado (ninguém é dono da verdade). Esse é o motivo pelo qual temos a certeza de que renovar é preciso, pois respeitamos quem já fez, mas nós faremos diferente, com responsabilidade, segurança e criatividade. A nossa comunidade clama por novas lideranças, pois quem não fez ainda, com certeza perdeu a oportunidade. Não podemos esperar mais quatro anos para alçar Santa Cruz a um novo patamar de desenvolvimento.