Início Geral O Brasil pela visão de um santa-cruzense

O Brasil pela visão de um santa-cruzense

Ana Souza
[email protected]

Imagens que retratam a relação entre o homem e o campo e captadas com uma sensibilidade rara. Assim é o trabalho do fotógrafo César Machado. Santa-cruzense, desde os 13 anos carrega a paixão pela arte de fotografar, dando enfoque aos aspectos artísticos e técnicos da profissão. Com mais de 30 anos de profissão – estando atualmente radicado em Cascavel, no Paraná – é um dos profissionais mais respeitados na captação de imagens deste estilo, tanto que foi escolhido como fotógrafo exclusivo do livro “Terras do Brasil”, um projeto do Ministério da Cultura, com apoio da multinacional Merial.
Sendo uma espécie de livro-arte, o “Terras do Brasil”, foi desenvolvido através de um grandioso trabalho do profissional. Machado percorreu mais de 20 mil quilômetros por cerca de três meses. As páginas retratam os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Espírito Santo. O trajeto iniciou em uma fazenda localizada em Minas do Leão, no Rio Grande do Sul, e terminou em Santa Tereza, no Espírito Santo.
O fotógrafo acompanhava a rotina dos peões e esta dedicação resultou em um belíssimo dossiê fotográfico, são mais de 16 mil imagens, tendo como foco a naturalidade e os mínimos detalhes que fazem cada foto ser única. Segundo César Machado, o desafio maior para o fotógrafo profissional é conseguir transmitir a emoção através da imagem. Apesar de anos fotografando, Machado diz que cada instante se torna único e conforme a experiência adquirida, a responsabilidade aumenta ainda mais e o trabalho tem que ser cada vez melhor.

LIVRO E SITE

O trabalho de César na captação de imagens exclusivas rendeu frutos e em 2011 ele publicou o livro “A Alma do Campo”, que traz em sua essência a agricultura e o homem do campo, são mais de 200 imagens de diversos lugares do Brasil. O livro-fotografia foi desenvolvimento através de um convite da Nutron Alimentos e o Ministério da Cultura, sendo o primeiro exemplar no Brasil neste estilo. Ele também mantém o site Agrostock, desde 2009, é um dos maiores bancos de imagens que tratam sobre o agronegócio brasileiro.
A primeira oportunidade no ramo fotográfico surgiu no Riovale Jornal. Depois trabalhou em outros jornais da cidade, região e do Estado, entre eles a Zero Hora. Seus trabalhos já figuraram nas revistas Veja, Agência Estado e outros mais. Seu currículo também traz premiações, entre elas três fotos selecionadas entre as melhores do mundo no concurso “Objettivo Agriculture” na Itália e o Prêmio New Holland, o maior reconhecimento de qualidade do agronegócio Brasileiro.
Ao longo de sua profissão já percorreu nove estados brasileiros e não calcula a quantidade de lugar que já fotografou. O trabalho de César Machado poderá ser conhecida através do site: www.agrostock.com.br

Site: www.agrostock.com.br

César Machado é um dos profissionais mais respeitados na captação de imagens do agronegócio

César Machado

Cada instante se torna único na arte de fotografar