Início Colunas O Galo e a Série A

O Galo e a Série A

Não demora muito, e o Galo estreia no Gauchão de 2013. O fundamental para o Santa Cruz é manter-se na Série A. Claro que o clube objetiva uma campanha para chegar entre os melhores, mas a grande responsabilidade é seguir na Primeira Divisão. Por quê? O Galo é o único clube do município na elite do campeonato e, se o Avenida não subir este ano, o Santa Cruz fica como única possibilidade de termos um representante na Série A. Teoricamente, é mais viável manter-se numa divisão do que subir.
Mais do que isso, o Santa Cruz é o único time do Vale do Rio Pardo na Primeirona. É, de fato, uma tremenda responsabilidade. Mas o Galo tem condições de dar conta do recado. Vem mostrando isso ao longo do tempo. Há 16 anos, o clube está na elite. Então, vale a pena dar um voto de confiança ao Santa.
Quanto ao Avenida, é justo reconhecer que se trata de um clube muito forte na Segunda Divisão. E o pessoal que está na diretoria já possui experiência na tarefa de alçar o Periquito rumo à Série A.
____________________
 
No início desta semana, o Felipão afirmou, em entrevista, que o Brasil não tem obrigação de ganhar a Copa das Confederações. O evento acontece neste ano, aqui em nosso país. A prioridade é preparar a Seleção para a Copa do Mundo, em 2014.
O Felipão não disse nenhum absurdo. Sabe-se que a Seleção Brasileira possui sempre a ambição de ganhar a Copa do Mundo. Toda competição que estiver abaixo dela, não gera muito interesse entre nossos torcedores.
Nas duas edições anteriores da Copa das Confederações, o Brasil conquistou o título. O problema é que na sequência, ambas as vezes, perdeu o Mundial.
____________________
 
O argentino Lionel Messi foi escolhido pela quarta vez como o melhor jogador do mundo. É um feito excepcional para quem fez uma temporada 2012 no nível mais alto que um jogador pode alcançar. Afinal, Messi quebrou o recorde de gols em apenas uma temporada. Neste quesito, inclusive, deixou Pelé para trás.
Agora, eu me pergunto: Messi, em seu melhor rendimento, seria suficiente para a Argentina tornar-se campeã mundial em 2014? Pelo que se tem visto, o time argentino melhorou muito e Messi tem feito partidas melhores pela sua seleção. Tudo indica que a Argentina é forte candidata para a Copa no Brasil.
Mas a Argentina precisa superar seus próprios traumas. Desde 1990, o time não chega sequer a uma semifinal de Copa do Mundo. Naquele ano, Maradona ainda jogava.
Para, de fato, se igualar a Maradona e estabelecer um novo comparativo com Pelé, Messi precisa ganhar uma Copa do Mundo. Digamos a verdade: Messi já entrou para a história do futebol. Mas e a Copa?
Quem é mais lembrado? Puskas ou Pelé? Cruyff ou Maradona? Quem perdeu ou quem ganhou o Mundial?
 

Por Nelson Treglia – interino