Início Editorial O Salmo 23 em ‘O Homem Elefante’

O Salmo 23 em ‘O Homem Elefante’

O ano de 2020 marca o aniversário de 40 anos de grandes filmes, como são os casos de ‘Touro Indomável’, dirigido por Martin Scorsese; ‘O Homem Elefante’, de David Lynch; e ‘O Iluminado’, de Stanley Kubrick. Sobre ‘O Homem Elefante’, o filme trata sobre uma história real, ocorrida durante o século 19 na Inglaterra. Joseph Merrick (no filme, ele é chamado de John Merrick) foi interpretado pelo ator John Hurt.

Merrick sofria de uma severa deformação e foi usado como atração em um circo, até ser encontrado pelo médico interpretado, no filme, por Anthony Hopkins. O médico auxiliou Merrick a ter uma vida melhor. Ao longo da história, o personagem interpretado por John Hurt revela uma mente refinada e formidável, com um forte humanismo. Em seu comportamento, Merrick demonstra uma sensibilidade maravilhosa, exposta no bom trato em relação às outras pessoas.

Seu refinamento intelectual fica evidente ao recitar o Salmo número 23, da Bíblia. Os quatro primeiros versículos deste Salmo contêm as seguintes frases: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”.

O Salmo 23 fortalece um vínculo de amor e de admiração intelectual em relação a Deus. Trata-se de um vínculo sincero com a Divindade Criadora, algo que é difícil de encontrar por aí, nos nossos dias atuais. Alguém que possui essa sinceridade, se pudesse viajar no tempo para o século 19, e ao encontrar-se com Merrick, lhe diria: “O Salmo 23 também é o meu preferido, caro amigo”.