Início Opinião O tabaco e a manutenção do emprego

O tabaco e a manutenção do emprego

Ao analisarmos os números do desemprego, podemos perceber o quão prejudicial está sendo a pandemia do novo coronavírus, e quão sensíveis nossas economias são. O desemprego instalou-se em nossa rotina, e todos precisamos encontrar a solução para o efeito que é mais do que de saúde em nossas vidas.

Apesar de ser extremamente combatido em fóruns e em posicionamentos contrários, muitas opiniões de forma leviana, inclusive, pois muitos falam sem conhecer a real importância que a cadeia produtiva do tabaco tem para o desenvolvimento, para a geração de renda e para o pequeno produtor.

Importante à empregabilidade de trabalhadores nas mais variadas faixas etárias. Profissionais que talvez não tivessem uma oportunidade, seja devido à idade cronológica que possuem, seja pelo grau de instrução formal que não possuem, se não fosse a indústria do tabaco, poderiam estar marginalizados do mercado de trabalho. Agora, mais do que nunca, a pandemia do novo coronavírus veio mostrar que a economia foi muito afetada, especialmente no que se refere aos empregos, infelizmente.

Porém, a situação nos mostra que é o setor do tabaco que passou, de certa forma incólume a esta crise, que tende a se acentuar agora. Isto porque, no quadro de colaboradores efetivos não houve demissões e nos postos de trabalhos sazonais foram feitos alguns ajustes. As empresas de tabaco seguem suas atividades, comprando e processamento o tabaco desta safra, sem maiores prejuízos aos trabalhadores, em especial as de maior porte.

Isso nos mostra que o setor do tabaco, além de ter sentido menos o drama do desemprego ainda tem contribuído para manter em atividade os seus trabalhadores. Muitos empregados, nos mais diversos segmentos, de atividades como comércio e prestação de serviços ficaram sem ocupação, dignidade e rendimentos por conta desta pandemia.

A Fentinfumo vem reforçar a importância do setor de tabaco pela geração de riqueza que proporciona em toda a sua cadeia produtiva. Ao reforço econômico que ele dá ao pequeno produtor, que, mesmo nessa pandemia, consegue comercializar a sua safra. Mesmo em meio à crise, a indústria está ativa e aposta na próxima safra.

Já os empregos gerados continuaram, em menor número, mas respeitando os trabalhadores. Nenhuma fumageira deixou seus empregados sem receber. A Fentinfumo salienta a importância que o setor do tabaco tem para a economia regional, estadual e nacional, como uma fonte de força, que faz girar a economia.

Mesmo em meio à crise, mesmo sem as garantias que a incerteza internacional provoca, a indústria segue em parceria com seus produtores e acreditando em uma retomada, com isso gerando empregos.

A Fentinfumo defende todo o setor do tabaco, não apenas os 40 mil empregos gerados diretamente, mais sim, estamos juntos, contra o discurso maldoso que desconhece a importância desta indústria. Tabaco é um produto legalizado, com leis severas que o regulam, e neste momento mostra a sua relevância para nossas vidas. Quem olha para este setor não deve vê-lo como um vilão, mas sim, como algo que gera renda, economia e prosperidade.

Gualter Baptista Júnior – presidente da Fentinfumo e Mestre em Administração