Início Esportes Olimpíadas: Vôlei brasileiro é favorito em Londres

Olimpíadas: Vôlei brasileiro é favorito em Londres

Os Jogos de Londres devem finalmente confirmar o que todos que acompanham o esporte brasileiro, mesmo à distância, já sabem há bastante tempo: o vôlei, na quadra ou na areia, é a modalidade olímpica número 1 do Brasil, pelo menos no que se trata de Jogos Olímpicos. O vôlei entra na Olimpíada de 2012 empatado com a vela em número de medalhas, com 16 cada. Mas, com seis possibilidades reais de subir ao pódio na capital britânica -quatro na areia e duas na quadra -, o vôlei deve assumir o posto de esporte com mais medalhas olímpicas para o país.
O vôlei feminino dentro de quadra busca este ano o bicampeonato dos Jogos Olímpicos. As brasileiras estrearão na competição contra a Turquia, neste sábado. O time verde e amarelo forma o grupo B, com as turcas, americanas, sérvias, coreanas e chinesas.
O grupo A é composto por Rússia, Grã-Bretanha, Itália, Japão, República Dominicana e Argélia. As seleções se enfrentarão dentro dos seus respectivos grupos e as quatro melhores classificadas em cada chave disputarão as quartas de final.
Embarcaram para as Olimpíadas as levantadoras Dani Lins e Fernandinha, as opostos Sheilla e Tandara, as centrais Thaisa, Fabiana e Adenízia, as ponteiras Paula Pequeno, Jaqueline, Fernanda Garay e Natália e as líberos Fabi e Camila Brait.
O treinador José Roberto Guimarães comentou sobre a expectativa para a estreia nos Jogos Olímpicos. “Estamos em um grupo forte. A Turquia, nosso adversário na estreia, é uma das equipes que mais evoluiu nos últimos anos. Precisamos conter a ansiedade para começarmos bem o campeonato. Logo depois vamos jogar contra os Estados Unidos que tem se apresentado muito bem nos últimos anos. Sabemos das dificuldades, mas podemos jogar de igual para igual contra qualquer equipe do mundo”, disse o treinador.
 

Divulgação/RJ

Fernanda Garay (Centro) faz sua estreia em Olimpíadas neste sábado

 

Uma das sete estreantes nos Jogos Olímpicos na equipe brasileira, a ponteira Fernanda Garay falou sobre o momento vivido pelo grupo. “A expectativa é muito boa. Essa é minha primeira Olimpíada e espero fazer uma boa competição. Claro que existe um frio na barriga, mas já teremos um adversário difícil na estreia e estamos bem preparadas”, finalizou Fernanda Garay. As levantadoras Fernandinha e Dani Lins, a oposto Tandara, a ponteira Natália, a central Adenizia e a líbero Camila Brait são as outras estreantes nos Jogos Olímpicos.
Já o time masculino, treinado por Bernardinho estreia nas Olimpíadas, no domingo dia 29, contra a Tunísia, no Earls Court. A seleção está no Grupo B, também chamado de Grupo da Morte, ao lado também de Rússia, Estados Unidos, Sérvia e Alemanha. As duas estreias ocorrem no mesmo horário, às 18h.

Chances de medalha

Na areia as chances de medalha também são grandes. Os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel estão separados agora, o que aumenta a força das duas duplas do Brasil na competição, enquanto no feminino a dupla Juliana/Larissa é a maior dona de títulos em todo o mundo entre 2009 e 2011 – incluindo o título mundial de 2011 – e vai para sua primeira Olimpíada vista como favorita até pelas principais adversárias, as norte-americanas. Além delas, o Brasil terá a dupla Maria Elisa/Talita na disputa.
Aos 39 anos, tendo disputado todas as Olimpíadas em que o vôlei de praia esteve presente desde a estreia da modalidade em 1996, Emanuel aponta o profissionalismo da modalidade no país como o caminho do sucesso. Outra dupla que representará o vôlei masculino em Londres é formada por Ricardo e Pedro Cunha.