Início Geral Operação Verão Total | Polícia Penal desencadeia três revistas gerais

Operação Verão Total | Polícia Penal desencadeia três revistas gerais

Ao todo, foram revistadas 23 galerias, 369 celas e 2.353 pessoas privadas de liberdade

A mais recente delas ocorreu no Presídio Estadual Feminino de Torres, na manhã do dia 28
Rodrigo Borba /Polícia Penal

A Polícia Penal realizou, nos primeiros dias da Operação Verão Total 2023/2024, três revistas gerais em unidades prisionais do Estado nos litorais Norte e Sul. A mais recente delas ocorreu no Presídio Estadual Feminino de Torres, na manhã do dia 28. As outras foram na Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) e na Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO), nos dias 11 e 15 de dezembro, respectivamente.
Ao todo, foram revistadas 23 galerias, 369 celas e 2.353 pessoas privadas de liberdade. As intervenções envolveram de 437 policiais penais, entre operacionais do Grupo de Ações Especiais (Gaes), dos Grupos de Intervenção Rápida (GIR) das 1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões Penitenciárias, e agentes da Inteligência da Instituição, das próprias casas prisionais e dos canis regionais.

Além das intervenções, no mesmo dia, a Polícia Penal, em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, realizou fiscalizações de prisões domiciliares nos municípios de Camaquã, Pelotas, Osório, Tramandaí e Imbé. No dia 21, a ação foi desenvolvida em Rio Grande. Ao todo, foram verificadas as situações de 34 pessoas privadas de liberdade.
No âmbito das ações realizadas de forma articulada com outras forças de segurança, nos Litorais Norte e Sul, também estão o cumprimento de mandados de busca e apreensão e a participação em operações integradas visando diminuir os índices de criminalidade.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destaca que o fortalecimento das operações nesse período são importantes para a segurança da população que migra para o litoral. “Mesmo que sejam ações de rotina das instituições, é importante que sejam ampliadas durante os meses de veraneio, solidificando o trabalho em conjunto que já é realizado entre as forças de segurança ao longo de todo o ano. Desta forma, a Polícia Penal estará empenhada em diversas frentes durante a Operação Verão”.

Para o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, “a realização da Operação RS Verão Total é uma ação importante do Governo do Estado visando à prevenção e ao combate à criminalidade nesta época do ano, quando aumentam as demandas de serviços em todas as áreas no nosso litoral, inclusive na segurança. A integração entre as diversas forças de segurança, inclusive dos seus setores de inteligência, com troca intensa de informações, potencializa o sucesso das ações desenvolvidas”

“A nossa Polícia Penal está empenhada para, alinhada com as demais forças de segurança, proporcionar um veraneio mais tranquilo para a sociedade gaúcha. Vamos intensificar e ampliar, assim como já estamos fazendo ao longo do ano, as ações realizadas até aqui visando a um sistema penitenciário cada vez mais seguro”, completa o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Anderson Prochnow.
Outra ação da Polícia Penal durante a Operação é a presença do Departamento de Monitoração Eletrônica (DME) da Polícia Penal em eventos com grande circulação de pessoas, como o Ano Novo, o Planeta Atlântida, a Festa de Iemanjá e o Carnaval, para verificar a presença irregular de monitorados no perímetro demarcado. (Texto: Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal)