Início Geral Pacto Santa Cruz pela Paz: Programa Ame capacita agentes

Pacto Santa Cruz pela Paz: Programa Ame capacita agentes

Foto: Divulgação/RJ
Primeiro grupo de agentes iniciou o treinamento na semana passada e

Equipes de enfermeiros e agentes comunitários de 20 unidades de saúde do município foram destacadas para receber capacitação dentro do Programa Ame, um dos braços Prevenção à Violência, do Pacto Santa Cruz pela Paz, lançado no mês passado. Trata-se de educação socioemocional para fortalecer vínculos familiares e construção de valores.


A primeira etapa do treinamento ocorreu de quarta a sexta-feira da semana passada, no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, com a participação da presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares, e da coordenadora de projetos Roberta Astolfi. Também participaram a diretora de Ações e Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Anelise Aprato, e a das Ações Especializadas, Cíntia Saldanha, e o coordenador-adjunto da Atenção Básica, Alexandre Butzke. As unidades foram divididas em dois grupos e a próxima etapa para a segunda turma vai de hoje a sexta-feira, 6, também no Cerest.


Butzke explica que 20 das 32 unidades de saúde do município foram selecionadas inicialmente, segundo critérios do programa. “Essas 20 unidades foram escolhidas em razão da demanda de atendimentos e elas serão o piloto para que todas as 32 unidades de Santa Cruz façam esse trabalho em um futuro próximo”, justificou.


O Programa Ame consiste em treinamento parental para gestantes, mães, pais e cuidadores de crianças de 0 a 6 anos que ensina a educar sem violência. O objetivo é desenvolver o apego seguro com a criança e disseminar práticas de disciplina positiva e de educação sem o uso da força danosa. Busca-se entender as diferentes fases de desenvolvimento do jovem dessa faixa etária e como responder às expectativas de cada etapa, as razões do mau comportamento, lidar com a raiva, tempo em que passam juntos, entre outros aspectos.


Após o treinamento, os profissionais tornam-se facilitadores e estão prontos para aplicar a metodologia nos grupos e capacitar as famílias. Serão realizados oito encontros com mães, pais e cuidadores de crianças da primeira infância dentro de cada unidade, sendo um por semana.