Início Geral Para se sentir viva

Para se sentir viva

No início da manhã e nos fins de tarde, quando a temperatura está mais amena, dona Lourdes Cortês Borges, de 67 anos, tem um hábito que ainda a faz se sentir muito viva. Próximo da casa, em um cercadinho, ela tem um lugar em que mantém uma horta, com alfaces e salsa verdes, e é esse contato com a terra que lhe faz bem. Antes, até ser diagnosticada com um câncer de mama, suas aventuras eram muito maiores pelos rincões de Cerro Alegre Baixo, onde mora, e isso incluía plantações de fumo, milho e feijão.

Nos últimos sete anos, sua rotina mudou, e os dias de sol foram substituídos por sombra e cuidados. Em seu tratamento, somando as sessões de quimioterapias e radioterapias, são 37 procedimentos pelos quais teve que passar. “Eu quase morri, e chorei muito, muito mesmo, mas com o tratamento que faço, agora me sinto viva de novo”, revela.

Atualmente, os rituais de dona Lourdes, além do cuidado com a horta, limitam-se em varrer o pátio, criar galinhas para o consumo da família, cultivar dois metros quadrados de plantação de aipim e preparar as refeições diárias para o marido, seu Arnoldo, e o filho, Alex. “É o que consigo fazer, mas já tá muito bom”, conforma-se.

Pelo menos uma vez ao mês, uma outra rotina que dona Lourdes tem é a de buscar medicamentos na Farmácia Municipal Arroio Grande, quando é geralmente atendida pela “simpática Marisa”, a quem se refere com carinho. “Aqui sempre me atenderam bem e sou muito agradecida por isso. Se eu tivesse que comprar todos esses remédios, não sei como iria fazer”, conta.

Assim como dona Lourdes, todo morador de Santa Cruz tem direito a retirar medicamentos nas farmácias do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a dezembro deste ano, foram 253.204 dispensas de medicamentos nas farmácias, incluindo os quatro pontos de distribuição mais a Farmácia Móvel.

Dona Lourdes retira seus medicamentos na Farmácia Municipal Arroio Grande: “Se eu tivesse que comprar meus remédios, não sei como iria fazer”
Foto Elemir Polese

Na Farmácia Arroio Grande, por exemplo, neste ano, foram 59.138 dispensas. Já na Farmácia da Zona Sul, próximo ao Hospitalzinho, foram 46.767; na Farmácia Municipal, junto ao prédio da Secretaria de Saúde, no Centro, foram 120.157; na Miguel Weiss, em Monte Alverne, 13.370. Na Farmácia Móvel, que percorre várias localidades do município, totaliza 13.772 medicamentos dispensados. O valor investido no período é de mais de três milhões, mais precisamente R$ 3.346.097,65.

Quem tem direito

Para ter direito a medicações nas farmácias do município, o usuário precisa acessar o serviço através dos postos de saúde ou dos plantões. Além da receita da medicação, o paciente deve ter em mãos o cartão SUS atualizado, um documento de identidade com foto e residir em Santa Cruz do Sul.

23 Histórias que Fizeram 2023

Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. Acesse aqui: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023