Início Geral Parque da Expoagro Afubra sediará unidade da TecnoUnisc

Parque da Expoagro Afubra sediará unidade da TecnoUnisc

Everson Boeck
[email protected]

Considerado um divisor de águas em termos de desenvolvimento tecnológico para a região do Vale do Rio Pardo, foi realizado na manhã de ontem pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), juntamente com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Prefeitura Municipal de Rio Pardo, o anúncio da localização e implantação da unidade externa do Parque Científico e Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc) e do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo. As estruturas serão construídas em área anexa ao Parque da Expoagro Afubra, na BR 471, em Rincão Del Rey, pertencente ao município de Rio Pardo. O evento contou com a presença de entidades sindicais, autoridades políticas, representantes de diversas instituições e segmentos da sociedade.
O coordenador do TecnoUnisc, Fernando Stanck, lembra que a ideia do projeto iniciou em 2006 e vê-lo saindo do papel oficialmente é motivo de orgulho para os envolvidos. “Serão 120 mil metros quadrados que envolverão a comunidade agrícola no processo de biotecnologia e oleoquímica – as duas áreas de atuação que estarão em foco na unidade externa. Aqui estarão grandes empresas com seus parques fabris e laboratórios de escalas pré-industriais. Neste local, as pesquisas feitas em etapas anteriores, em outras unidades do Parque Tecnológico, serão repassadas para as empresas na unidade externa onde se transformarão em produto de fato”, resume.
Stanck, que acompanhou toda a construção do TecnoUnisc, explica que a área é reservada para a expansão das instalações do TecnoUnisc e se destinará à instalação das empresas de base tecnológica voltadas à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação. “Com a implantação da unidade externa, nosso objetivo é tornar o Vale do Rio Pardo um Centro Internacional de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Industrialização de Produtos da Biotecnologia e Oleoquímica – estrutura esta que atuará como célula central de difusão e extensão tecnológica”, enfatiza.

Divulgação/Unisc

Unidade terá 120 mil metros quadrados que envolverão a comunidade
agrícola no processo de biotecnologia e oleoquímica

 

IMPORTÂNCIA PARA A REGIÃO

O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, acredita que o momento representa mais uma alternativa de diversificação econômica na região. “Hoje estamos celebrando uma ideia, uma concepção de desenvolvimento e não apenas um conceito científico, tecnológico, acadêmico de pesquisa, ou de empreendedorismo ou algum aspecto empresarial. Este evento traduz mais um ramo no arranjo produtivo local. Este empreendimento trará grandes consequências positivas nos aspectos econômicos e sociais em nosso meio”, observa.
O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, considera o ato de extrema importância para toda a região. “A estrutura servirá para estender os estudos de tecnologia realizados nas outras unidades do Parque Tecnológico, isto é, trata-se de uma continuidade da pesquisa colocada em prática, deixando a disposição dos empreendedores interessados esses resultados. Tudo isso promoverá o desenvolvimento da região como um todo, elevando seu patamar no setor”, destaca.
O ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, frisou a parceria entre as entidades na realização desta iniciativa. “Percebi aqui uma aliança que não vi em muitos lugares onde já passei. Assim como acompanhei o crescimento da Unisc desde sua fundação, sei da construção deste projeto ao longo dos anos. Todos os envolvidos devem ser reconhecidos pela visão de desenvolvimento e futuro próspero para a região e, até mesmo, para o Estado”, ressalta.
O prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, destaca que a implementação da Unidade Externa e CVT elevam o nível da região em termos de desenvolvimento tecnológico. “O Vale do Rio Pardo estará entre as quatro regiões do RS mais reconhecidas neste segmento. O futuro está começando e nós o estamos construindo”, sintetiza.

Rolf Steinhaus

Autoridades comemorando o anúncio da implantação da Unidade Externa
que será destinada à instalação das empresas de base tecnológica voltadas
à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação

CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO

Na unidade externa, junto ao Parque da Expoagro Afubra, também será implantado um Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Trata-se de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que construirá uma unidade de ensino e profissionalização voltado à difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo. A unidade promoverá a disseminação e a extensão tecnológica das pesquisas geradas pelo TecnoUnisc e fomentará um grande processo de diversificação agrícola e industrial regional, com foco na biotecnologia e oleoquímica.

Franciele Reginato

Prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, sugeriu criação do CVT em Rio Pardo

O TECNOUNISC

O TecnoUnisc tem como objetivos centrais promover ações que visem ao desenvolvimento tecnológico na região, através de um ambiente favorável que possa incentivar o empreendedorismo e inovação de empresas por meio da geração de um fluxo contínuo de criação e transferência de conhecimento entre Unisc, empresas e cooperativas, Estado e sociedade. No processo de implantação do TecnoUnisc está a construção de três unidades:
Unidade I – Teve as obras iniciadas em março deste ano e está localizado no campus central da Unisc. Trata-se do Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotenológicos equipado com infraestrutura de ponta, capaz de gerar tecnologias voltadas à oleoquímica para a produção e transformação de óleos, atra´ves de processos biotecnológicos.
Unidade II – O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras está sendo construído, desde junho de 2013, também no campus central da Unisc. Será constituído de espaços adequados para instalação dos núcleos de pesquisa e desenvolvimento das empresas.
Unidade III – É objeto de edital submetido à Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia, em maio de 2013, visando a construção de um prédio projeto em dois pavimentos com estrutura física para sete ambientes destinados às instalações de empresas de base tecnológica, auditório e laboratório de criatividade e prospecção de tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos e processos em interação com a universidade.

Rolf Steinhaus

Vilmar Thomé: “Este empreendimento trará grandes consequências
positivas nos aspectos econômicos e sociais em nossa região”