Início Geral Planeta sustentável é o tema na retomada do programa

Planeta sustentável é o tema na retomada do programa

Foto: Divulgação/RJ
Mascote Afubrinha espera pelos reencontros nas escolas parceiras

A equipe do Verde é Vida, programa de educação socioambiental e rural da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), retoma suas atividades presenciais após dois anos. Encontros presenciais com alunos e professores estão na agenda, bem como a continuidade das ações online. Em 2022, o tema é “Planeta Sustentável: agir localmente e pensar globalmente”.


“Com a flexibilização das regras sanitárias da pandemia, agendamos visitas às escolas parceiras. Também serão retomadas as reuniões pedagógicas especiais nas regiões de atuação, com a realização de palestra, fórum de educação, relatos de experiências e gincana”, explica o coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes. Ele revela que a Gincana Cooperativa Sul-Brasileira e o Encontro Sul-Brasileiro de Grupos Ambientais serão realizados de forma online, a exemplo de 2021. “Foi um sucesso e decidimos manter os encontros.”


A 13ª edição da Mostra Científica, igualmente, será realizada. A etapa escolar acontece em agosto. Os trabalhos classificados passam para a fase regional, que ocorrerá de forma online em outubro e onde os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por professores e alunos de universidades dos três Estados do Sul do Brasil. Já a etapa Sul-Brasileira será desenvolvida em 2023, durante a 21ª Expoagro Afubra (21 a 24 de março). “A pesquisa científica é um dos trabalhos do Verde é Vida que tem muita adesão das escolas parceiras, o que nos deixa felizes, já que ela desperta o espírito investigativo dos alunos”, destaca José Leon.

Novo curso do CAD

O programa abriu um novo tema do seu curso de atualização a distância (CAD): Educação Ambiental. Serão oito disciplinas, divididas em 18 videoaulas, totalizando 72 horas, com a participação dos profissionais do Verde é Vida e do Departamento Agroflorestal da Afubra e da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo é atualizar os professores com conteúdo nas áreas de educação, legislação, coleta e beneficiamento de sementes, bem como na produção de mudas, seja na escola ou na casa dos alunos.


O novo curso conta com 200 vagas e os professores interessados em participar podem se inscrever pelo site da Afubra e, no link do Verde é Vida, clicar em CAD. Após criar seu login e senha, é só assistir as videoaulas e realizar as provas. Cada aprovação de teste libera uma nova disciplina. Ao final, os professores receberão certificados de participação.