Início Sem categoria Porto Alegre: Hospital Mãe de Deus passa por reestruturação e...

Porto Alegre: Hospital Mãe de Deus passa por reestruturação e inova com Centro Integrado de Oncologia

Equipe médica do novo Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus – Divulgação

O Hospital Mãe de Deus, ao longo de seus mais de 40 anos de história, sempre prezou pela missão de cuidar da saúde das pessoas com desenvolvimento científico, tecnológico e humano, de forma sustentável. Nesta busca pela garantia da melhor solução para seus pacientes, a Oncologia do Hospital passou por uma reestruturação no final de 2019, com o objetivo de colocar ainda mais o paciente no centro do cuidado em toda a sua jornada: desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento. A partir desta visão global nasceu o Centro integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus.


As soluções oferecidas possibilitam que cada caso seja tratado de forma integrada e multidisciplinar – envolvendo uma diversidade de especialistas – que, em conjunto, orientam para os melhores tratamentos em cada situação, resultando em uma maior assertividade e uma redução do tempo de início do tratamento.


A busca por soluções integradas no combate ao câncer conta com o apoio de mais de 100 profissionais, das áreas mais variadas, desde médicos oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões, nutricionistas, físicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos e toda equipe de apoio.

O diferencial do Centro Integrado de Oncologia na região Sul é um conjunto de práticas que consolidam uma nova filosofia de atendimento. As ações acompanham o paciente durante todo o seu percurso terapêutico, o que significa integrar e personalizar a condução do cuidado, contribuindo ativamente para o melhor desfecho clínico.
De acordo com o diretor do Centro Integrado de Oncologia, Leonardo Morelli, o ano de 2020 foi de consolidação da nova filosofia de gestão e, mesmo com a pandemia, os resultados são promissores. “Já entendíamos que o paciente oncológico precisa de um atendimento diferenciado, com cuidados que ultrapassam as barreiras físicas hospitalares e atendimentos pontuais. Com a pandemia, nossos esforços para garantir a segurança dos pacientes aumentaram. Vemos agora que este ano de 2020 foi de consolidação.


Entre muitas práticas analisadas e testadas, um conjunto de ações foi implementado no último ano. Entre as iniciativas estão a Clínica Integrada, as reuniões multidisciplinares do Tumor Board e o serviço de Segunda Opinião, todas ações pautadas para colocar cada paciente com câncer no centro do cuidado.

Clínica integrada: vários especialistas atendem juntos ao paciente


A Clínica Integrada é um atendimento multidisciplinar, sequencial, onde o paciente é atendido pelas três grandes especialidades oncológicas: oncologia clínica, radioterapia e cirurgia. Esses três profissionais em conjunto vão dar um parecer de conduta para o paciente de uma maneira rápida e efetiva, evitando que ele tenha que percorrer mais de uma clínica ou consultório.

No tratamento do câncer, quanto mais diminuirmos o tempo entre uma consulta e outra melhor. Assim como as consultas, exames como tomografia e ressonância também são otimizados, com direcionamento conjunto dos profissionais, diminuindo com isso custos operacionais.

Tumor Board
Os Tumor Boards são reuniões estruturadas para discutir diagnósticos, aspectos de tratamento e o melhor gerenciamento do cuidado do paciente. Os encontros contam com equipes de especialistas em oncologia clínica, cirurgia, radioterapia, radiologia, patologia e oncogenética, além de outros médicos e profissionais, de acordo com a necessidade de cada caso. Atualmente, o CIO conta com oito grupos: mama, tórax, gastrointestinal, uro-oncologia, neuro-oncologia, oncocardiologia, hematologia e oncologia cutânea.


As decisões tomadas a partir do Tumor Board direcionam para os melhores tratamentos e resultam em uma maior assertividade e redução do tempo para o início do tratamento devido a sincronia entre os especialistas.

Estudos internacionais têm demonstrado que os casos que passam por um Tumor Board, com comitê clínico multidisciplinar, têm entre 27 a 35% de chance de ter o plano de tratamento mudado para melhor.


Nas palavras do Dr. Alan Azambuja, gestor médico do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus, “reuniões de diferentes especialistas estabelecem um olhar abrangente sobre cada caso, fazendo com que os pacientes tenham acesso às melhores opções de tratamentos com base na discussão multidisciplinar, otimizando os procedimentos e reduzindo o tempo para o início de tratamento. Para nós, é um compromisso com os pacientes do Hospital Mãe de Deus”.


A prática no Hospital Mãe de Deus conta com a parceria científica do A. C. Camargo Câncer Center – referência internacional em oncologia – e desde julho, conta com o reforço da inovação do NAVIFY® Tumor Board, da Roche, que integra, com a segurança, dados relevantes dos pacientes em um único painel, e permite o cruzamento de informações, proporcionando ainda maior eficiência na tomada de decisão em prol do paciente.

Segunda Opinião Médica
Procurar uma segunda opinião pode ser benéfico tanto para pacientes, quanto para médicos. Uma visão mais ampla é fundamental para estabelecer o melhor diagnóstico e tratamento. O Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus oferece o serviço de Segunda Opinião Médica para pacientes e médicos de qualquer instituição podem contar com mais uma avaliação de especialistas.


A Segunda Opinião Médica consiste na consulta a outro profissional, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre um caso analisado anteriormente. Essa consulta pode ser solicitada para diagnósticos, tratamentos e laudos de exames, tanto entre colegas quanto pelo paciente. Se necessário, o caso pode ser discutido em reunião clínica de Tumor Board onde várias especialidades discutem o caso em conjunto para chegar no melhor plano terapêutico para o paciente.


Mudanças na gestão para uma oncologia mais eficiente e sustentável
Tornar a gestão de oncologia mais eficiente em prol do paciente, com custos sustentáveis e a melhor administração do tempo de todos os envolvidos é um desafio constante.


De acordo com a coordenadora de projetos do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus, Carmela Nicolini, “a padronização e geração de inteligência compartilhada de protocolos clínicos da oncologia, cirurgia e radioterapia indicam um potencial real de aumento na efetividade desde o início do tratamento, com melhora na qualidade de vida do paciente e diminuição dos custos, com resolução rápida de eventos adversos, controle de sintomas e melhora na qualidade de vida do paciente”.


Os esforços do Hospital Mãe de Deus seguirão no objetivo de “construir pontes, diminuir barreiras e unir diversas especialidades para juntos entregarem a melhor medicina possível aos pacientes com o menor custo possível. ressalta o diretor do Centro Integrado de Oncologia, Leonardo Morelli.


Estudos internacionais sobre a eficácia da prática de Tumor Board em:

  1. Lee B, Kim K, Choi JY, Suh DH, No JH, Lee HY, et al. Efficacy of the multidisciplinary tumor board conference in gynecologic oncology: A prospective study. Medicine (Baltimore). 2017;96(48):e8089.
  2. Gatcliffe TA, Coleman RL. Tumor board: more than treatment planning–a 1-year prospective survey. J Cancer Educ. 2008;23(4):235-7.