Início Geral Prefeita Helena abre reunião especial do Compede

Prefeita Helena abre reunião especial do Compede

Foto: Divulgação / Secom

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, abriu nessa quinta-feira, 26, a 21ª Reunião Especial do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Compede), em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência. O encontro virtual foi aberto à participação do público e teve que ser interrompido por alguns instantes devido ao ataque de hackers.

Ao se pronunciar, a prefeita destacou dois importantes projetos que deverão ser implementados no município. Um deles é o Centro Especializado em Reabilitação, cujo plano de trabalho já foi aprovado pelo Conselho Intergestores em Saúde Regional (CIR), e o outro é um centro regional de referência em transtorno do espectro do autismo (TEA), cuja proposta já foi protocolada pelo Cisvale junto ao governo do Estado. Ela disse que o poder público municipal deve ter um olhar para as pessoas com deficiência e que a Prefeitura está aberta a receber sugestões para implementação das estruturas.

Já a promotora de Justiça Nádia Baron Ricachenewsky se disse contente com as boas notícias e reconheceu o esforço da administração municipal no atendimento às necessidades das pessoas com deficiência. Ela chamou atenção, no entanto, para um dado mundial alarmante. “Mais de um bilhão de pessoas convivem com algum tipo de deficiência, que se agrava na medida em que elas têm acesso restrito a serviços básicos de saúde, educação, transporte e outros. É aí que entra o papel relevante do ente público, portanto, precisamos dessa sensibilidade para que as demandas sejam atendidas”, observou.

O encontro contou também com a explanação da bióloga Alessandra de Quadros, mestranda em Desenvolvimento Regional da Unisc e que atua com educação ambiental e agroecologia. Ela abordou a situação das pessoas que, assim como ela, possuem deficiência visual e as dificuldades que elas encontram no dia a dia para realizar as atividades mais corriqueiras como atravessar uma rua, por exemplo. Ela ressaltou a posição de protagonismo que Santa Cruz pode alcançar no que diz respeito à inclusão. “Somos polo de desenvolvimento regional e podemos ser referência para inclusão de todos, sem deixar ninguém para trás”.

Por: Prefeitura de Santa Cruz do Sul