Início Saúde Prefeito assina termo de início da obra do terceiro posto sustentável

Prefeito assina termo de início da obra do terceiro posto sustentável

A estrutura será construída junto ao prédio onde funciona a Farmácia Municipal da Zona Sul

Com duas construções em andamento, o prefeito Telmo Kirst assinou nesta sexta-feira, 14, o termo de início das obras do terceiro posto sustentável do município, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Glória. A estrutura será construída junto ao prédio onde funciona a Farmácia Municipal da Zona Sul. A expectativa é de que as equipes já iniciem os trabalhos nos próximos dias. A empresa vencedora da licitação é a Ação Edificações Ltda, de Encantado.

Além dessa unidade, outros dois projetos – da UBS Central e da ESF Viver Bem – também já foram encaminhados para a Divisão de Licitações, onde estão em fase de elaboração dos processos licitatórios. Entretanto, ainda não há data de lançamento dos editais. As obras que estão em andamento são das ESFs Pedreira e Ana Nery Figueira.

Atualmente, a ESF Glória está sediada em um prédio pequeno demais para dar conta de toda a demanda de atendimentos. A unidade atende cerca de 2,5 mil pessoas da região de abrangência. Conforme o secretário municipal de Saúde, Giovani Alles, a mudança de endereço não deverá alterar muito a rotina dos usuários, já que o serviço passará a funcionar no prédio ao lado do Hospitalzinho e de propriedade do município, situado na Rua João Rabuske, nº 12, a poucos metros do atual posto.

Serão investidos em torno de R$ 600 mil, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), contratado junto à Caixa Econômica Federal (CEF). As obras incluem a reforma de 190 metros quadrados e a ampliação de mais 110. As melhorias ainda contemplam a troca de pisos e revestimentos e de parte das instalações elétrica e hidrossanitária, revisão da cobertura, substituição de portas internas e janelas, colocação de gesso no forro e pintura interna e externa de todo o prédio. O prazo de execução é de oito meses, a contar do início dos trabalhos.

A Farmácia Municipal e a ESF Glória funcionarão no mesmo prédio, mas terão acessos separados, com recepção e sala de espera mais modernos. Enquanto as intervenções estiverem em andamento, a farmácia seguirá funcionando normalmente, sem interrupções nos serviços.

O terceiro posto de saúde sustentável de Santa Cruz terá cisterna para captação e armazenagem de água da chuva, luminárias led, condicionadores de ar mais eficientes, janelas e aberturas amplas para melhor aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, horta para cultivo de plantas medicinais e total acessibilidade. O projeto é da arquiteta Karianne Pacheco.

O prefeito Telmo Kirst destaca a importância dos investimentos em unidades de saúde. “Elas são – e devem ser – a porta de entrada para o sistema de saúde público. Os pacientes precisam de locais confortáveis, boas estruturas e com atendimento qualificado. Saúde é prioridade para o nosso governo. E o melhor de tudo: investir em postos sustentáveis une o cuidado que temos com as pessoas e o com o meio ambiente”, comenta.

Confira as imagens do projeto:

Estratégia Saúde da Família (ESF) Glória
Estratégia Saúde da Família (ESF) Glória
Estratégia Saúde da Família (ESF) Glória
UBS Central
UBS Central
UBS Central