Início Política Prefeito processa vereadores por crime contra a honra

Prefeito processa vereadores por crime contra a honra

Telmo Kirst confirmou decisão em certidão lida durante sessão da Câmara de Vereadores

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Prefeito Telmo Kirst destacou que vereadores do PTB proferiram “inverdades” em nota publicada e decidiu processá-los – Arquivo/Riovale Jornal

Através de certidão lida pelo líder do governo, vereador Ari Thessing (Cidadania), na última segunda, 6, durante a sessão da Câmara de Vereadores, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PSD), se manifestou publicamente para esclarecer alguns pontos citados pelos vereadores Zé Abreu e Mathias Bertram, ambos do (PTB), em recentes manifestações.

Na certidão, o prefeito rebateu uma fala dos parlamentares que citaram ser “crime contra a comunidade ganhar duas eleições prometendo abrir mão do salário de prefeito e acabar recebendo”. Telmo disse que os vereadores faltaram intencionalmente com a verdade ao fazer essa afirmação e explicou que no primeiro mandato renunciou ao salário de prefeito, que resultou em uma economia de R$ 1.914.650,51 aos cofres públicos. Sobre o segundo mandato, Kirst afirmou que em nenhum momento prometeu renunciar ao salário, destacando que possui gravações para comprovação na esfera judicial.

Os dois vereadores também citaram na nota publicada, ter sido “crime prometer em duas eleições um grande complexo turístico no Lago Dourado, cancha de rodeio coberta no Parque de Eventos, Estádio Municipal, plano de saúde para funcionários públicos, entre outras promessas e não cumprir”. Sobre estas citações, Telmo afirmou que as obras do Lago Dourado continuam em plena execução. “Esse é sem dúvidas o maior projeto turístico da história de Santa Cruz do Sul, um investimento de R$ 20 milhões, somente agora, com recursos da Corsan obtidos pela atual administração”, disse o prefeito.

Sobre os projetos do Parque de Eventos e Estádio Municipal, Kirst confirmou que eles já estão incluídos no Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa 2). “São projetos aprovados com votos dos vereadores e largamente divulgados pela imprensa local que serão licitados pelo atual governo”, frisou o chefe do executivo. Com relação ao plano de saúde para os servidores municipais, o prefeito explicou que os vereadores têm ciência de que os estudos para a sua implementação foram realizados pelo Programa de Gestão em Qualidade Municipal e que o benefício não foi concedido devido à inviabilidade financeira do momento de crise, com a situação sendo amplamente exposta às partes interessadas e sindicatos.

Sobre a citação “quem deve ser marcado na paleta pela comunidade é o partido do prefeito, que já tem dois vereadores cassados e não aqueles que cumprem o seu papel fiscalizando o executivo”, proferida pelos dois vereadores, o prefeito afirmou que não irá se manifestar em respeito às pessoas, às famílias e pelos processos dependerem ainda de decisão judicial final.

Telmo Kirst afirmou que ingressou com um processo judicial contra Bertram e Abreu por crime contra a honra, destacando que eles terão que “arcar com as consequências”. O prefeito frisou ainda que ao proferir inverdades, os dois vereadores traem a confiança de seus próprios eleitores. “Como representantes legítimos do povo, esses senhores têm a obrigação de acompanhar a execução orçamentária do município e o dever moral de informar a comunidade sempre com a verdade”, disse Kirst.

NA JUSTIÇA

Este é o segundo processo judicial movido pelo prefeito contra o vereador Mathias Bertram e o primeiro contra o vereador Zé Abreu. Recentemente, o chefe do executivo processou Bertram com uma ação indenizatória e de retratação por injúria após o edil ter se manifestado na tribuna da Câmara e chamado o chefe do executivo de “mentiroso” por obras que estão atrasadas por conta da pandemia do coronavírus.

Conforme Marcos Morsch, advogado que defende o prefeito, o primeiro processo contra Bertram já está ajuizado e aguarda a defesa do réu. Sobre o segundo processo contra Bertram e Abreu, o advogado informou que estava finalizando a petição para ingressar até hoje, 10, com a ação judicial contra os dois vereadores.

O que dizem os vereadores

Mathias Bertram (PTB)
Contatado pela reportagem sobre a decisão do prefeito em entrar com uma nova ação judicial contra ele, o vereador Mathias Bertram (PTB) informou que recebe a decisão do prefeito com tranquilidade. Bertram afirmou que Kirst está tentando desviar o foco. “Não consegue fazer as obras e cumprir com suas promessas e começa a querer mudar o foco da imprensa e da comunidade. Nós estamos cobrando somente suas promessas de campanha”, destacou o vereador. Bertram informou que também está avaliando processar o prefeito por ele afirmar que eles (vereadores do PTB) teriam cometido um crime. “Somos eleitos para cumprir nosso papel de fiscalizar as ações do executivo e vamos continuar fazendo”, finalizou o vereador.

Zé Abreu (PTB)
O vereador Zé Abreu informou que não irá se pronunciar até receber a notificação judicial. “Assim que a gente for notificado, vamos tomar as devidas providências e se manifestar oportunamente sobre o assunto”, disse o vereador.