Início Política Prefeitura de Santa Cruz apresenta novas metas para este ano

Prefeitura de Santa Cruz apresenta novas metas para este ano

Ao completar quase quatro meses do governo Helena e Elstor, no sábado, 10, Executivo apresentou os primeiros resultados

Ricardo Gais
[email protected]

Foto: Luis Fernando Bertuol/Secom

Em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19, estiagem e a forte enxurrada neste início de ano, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul completou, nesse último sábado, 10, cem dias do governo Helena Hermany e Elstor Desbessell, e apresentou na sexta-feira, 9, o resultado das 33 metas que constam na carta compromisso, assinada no primeiro dia do ano, com 90% delas cumpridas até a última semana. O balanço deste início de governo ocorreu de forma virtual em uma cerimônia por videoconferência, que contou com a participação de secretários, vereadores, lideranças do meio empresarial, diretores de hospitais, do setor da educação, segurança pública, clubes de serviços e imprensa.

Entre as principais metas, se destacam a retomada do plantão 24 horas no Hospitalzinho; a entrega das 447 casas dos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria; retomada de obras paralisadas; auxílio financeiro para artistas atingidos pela pandemia; financiamento com juros baixos para a manutenção de emprego e renda; a atração de investimentos e a expansão de empresas com o Programa Desenvolve Santa Cruz; confecção de uniformes escolares para os estudantes da rede municipal – que serão entregues quando as aulas retornarem -; melhorias nas condições da subprefeituras e a construção de aguadas, açudes e redes hídricas para amenizar futuras estiagens.

Durante a cerimônia, a prefeita Helena também destacou as ações executadas na área da Saúde, muitas com relação à pandemia, como a ampliação de equipes médicas e locais de atendimento, aquisição de novos testes para agilizar o resultado, campanha de vacinação e reforma de estruturas.

Em entrevista concedida ao Riovale Jornal, Helena e Elstor destacaram os principais momentos deste início de governo. “Nesses primeiros cem dias, quando no dia 1º de janeiro assinamos a carta compromisso, nós não imaginávamos tudo isso que iria acontecer, como a seca, duas enxurradas numa proporção enorme, a pandemia tendo esse aumento fora do controle. Das 33 metas que nós assinamos, além de tudo isso que tivemos que dar conta, eu avalio muito positivo o resultado que obtivemos, pois 29 foram atingidas 100%, uma meta 90%, outra 75% e duas metas 50%, só quatro não foram atingidas”, enfatizou Helena.

A prefeita também destacou a forma que a área da saúde atendeu a comunidade, sempre prezando pela vida e bem-estar de todos. “O que mais me orgulha é que nenhuma pessoa aqui em Santa Cruz ficou sem atendimento médico. Tenho que agradecer os hospitais e toda equipe da Secretaria da Saúde que não mediram esforços de atender bem nossa comunidade. Infelizmente tivemos alguns óbitos, mas todas as pessoas tiveram um atendimento humano. Eu ficava tão preocupada caso não conseguíssemos atender as pessoas e os corredores tivessem pacientes esperando, isso não aconteceu, então nós podemos dizer que aqui todas pessoas tiveram atendimento, foi a coisa mais importante que nós conseguimos neste momento, além de todas as metas que conseguimos atingir”, revelou. “As outras metas que não ficaram prontas são em razão da Covid, pois queríamos colocar médicos em todas as UBS, pois muitas estavam sem, então contratamos novos e eles foram deslocados para atender pacientes Covid, no Ambulatório, nas cinco UBS sentinelas, além do hospital”, lembra Helena.