Início Geral Prefeitura de Santa Cruz distribui 10 mil peças de roupas e mais...

Prefeitura de Santa Cruz distribui 10 mil peças de roupas e mais de 400 cobertores

Foto: Luiz Fernando Bertuol / Secom

O apelo emergencial feito pelo governo municipal para que a comunidade doasse roupas e agasalhos a fim de atender famílias carentes, em razão da previsão de queda brusca nas temperaturas, resultou na arrecadação de cerca de 10 mil peças de roupas e mais de 400 cobertores. Os itens foram levados pela população ao Parque da Oktoberfest, entre domingo e terça-feira. A distribuição começou hoje e deverá ser concluída até o fim do dia.

Logo cedo pela manhã, um mutirão formado por servidores das secretarias de Habitação, Desenvolvimento Social e Esportes, de Segurança e Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Guarda Municipal saiu para efetuar as entregas. Os primeiros cobertores foram entregues pela prefeita Helena Hermany em uma área de intervenção, no Bairro Santuário. “Mais uma vez a comunidade mostrou o quanto é solidária. As roupas vieram de acordo com a necessidade, são roupas grossas, casacos, mantas, cobertores Não queremos que ninguém passe frio e nesta ação optamos por atender as famílias que vivem nos locais de maior vulnerabilidade e que serão em breve removidas para os novos loteamentos”, disse.

Para Carla Brandão, 30 anos, desempregada e mãe de dois filhos, Iago de 3 anos e William de 6, a ajuda dada pelo poder público é mais que bem-vinda. Com a chegada da camionete carregada de agasalhos na rua onde mora, no Santuário, ela aproveitou a oportunidade e pediu um cobertor e um casaco para cada filho. “Eu tava precisando muito, não vejo a hora de me mudar, minha casa corre risco, a última chuva destruiu todos os móveis”, desabafou. Ela é uma das futuras moradoras do loteamento Mãe de Deus, cujas casas serão entregues no dia 6 de agosto, juntamente com as do Santa Maria.

Carla Brandão, filho e a prefeita Helena Hermany



Já na Rua das Carrocinhas, a dona de casa Shaiane da Rosa, 19 anos, também ficou contente com o auxílio e contou que não esperava a visita da prefeitura. Ela mora em uma habitação precária, junto com o marido e dois filhos, um de um ano de idade e outro de quatro. “Me pegaram de surpresa, eu não sabia que vinham. Mas é muito bom, ajuda muito”, disse. Muito em breve Shaiane estará de mudança para o novo lar, no loteamento Santa Maria.

A expectativa da Defesa Civil é de que todas entregas sejam efetuadas ainda hoje, mas caso não seja possível, o mutirão prosseguirá nesta quinta-feira. Cobertores e casacos estão sendo repassados para famílias que hoje vivem nos focos de maior pobreza, em regiões já mapeadas. Já as demais roupas de inverno doadas estarão disponíveis para retirada nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ao longo da semana.



E na noite desta quarta-feira, 28, devido à previsão de frio intenso, servidores da prefeitura estarão percorrendo as ruas do município e convidando pessoas desabrigadas para pernoitarem no albergue, onde terão direito a banho, cama limpa e alimentação. O local seguirá operando 24 horas e dispõe de capacidade para abrigar a demanda, mesmo que haja grande procura.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a queda acentuada nas temperaturas ocorre devido ao ingresso de uma massa de ar polar na região sul do Brasil. A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.