Início Geral Prefeitura: Em pauta, Seminário da Emater/RS-Ascar

Prefeitura: Em pauta, Seminário da Emater/RS-Ascar

Mais de 300 famílias de agricultores de Santa Cruz do Sul estiveram presentes na manhã desta quinta-feira, dia 24 de outubro, no pavilhão da Comunidade Católica Santos Mártires, em Linha Santa Cruz, participando do Seminário de Avaliação das Demandas Comunitárias, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/Rs-Ascar), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
Através da chamada metodologia participativa, de maio a agosto deste ano, técnicos da Emater visitaram as propriedades e promoveram encontros e reuniões a fim de elencar potencialidades e dificuldades enfrentadas no dia a dia do campo. A partir desse levantamento montaram um diagnóstico que foi encaminhado às entidades parceiras e representantes municipais.
Os secretários municipais de Agricultura, Zeno Assmann, de Saúde, Carlos Behm, e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, compareceram ao encontro e explanaram sobre as ações do poder público municipal para prover com mais qualidade de vida às famílias que vivem e trabalham no meio rural.
Atentos, os produtores sanaram suas dúvidas e receberam orientações sobre marcação de consultas nos postos de saúde, atendimento odontológico, licenciamento ambiental para instalação de agroindústrias e atividades de criação de aves, suínos, bovinos, coleta de lixo, ampliação das redes de abastecimento de água, preservação ambiental, produção de leite, piscicultura, legalização de agroindústrias, feiras rurais e outras.

DECOM/PMSCS/Divulgação

Encontro reuniu 300 agricultores na manhã da última quinta-feira
 
 
 
 
De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Assilo Martins, o diagnóstico envolveu 453 famílias dos oito distritos e da área anexada do município. A ideia é que os seminário seja realizado anualmente, como resultado de um trabalho que aproxime ainda mais a assistência técnica do produtor, conhecendo melhor as propriedades, atuando de forma preventiva e buscando soluções de forma mais efetiva, em parceria com as esferas governamentais.