Início Geral Prêmio Despoluir: Expresso Sinimbu conquista o primeiro lugar

Prêmio Despoluir: Expresso Sinimbu conquista o primeiro lugar

Diretor Ernani Kahmann recebeu o troféu na Transposul

O Prêmio Despoluir foi entregue ao Expresso Sinimbu, de Santa Cruz do Sul, durante a 22ª Transposul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) em Porto Alegre. A ação reconhece as empresas de transporte de passageiros do Estado que apresentam os melhores resultados nos testes de aferição da fumaça preta. A companhia santa-cruzense recebeu o troféu de primeiro lugar em sua categoria (empresas de longo curso com frota de até 70 veículos).


O objetivo da premiação é destacar as empresas que se esforçam e buscam alternativas para diminuir a emissão de gases poluentes. O Despoluir, através da Fetergs (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do RS), tem realizado gratuitamente a aferição dos veículos em todo o território gaúcho. São avaliados os estados de manutenção do conjunto de motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem dos pontos de injeção e filtros de ar e combustível.


Ao longo de 2021, 123 empresas receberam os técnicos que realizam o teste duas vezes no ano, totalizando mais de 14 mil aferições. Foram homenageadas as três com melhores resultados em cada categoria: urbanas com frota até 70 veículos; urbanas com frota de 71 a 150 veículos; urbanas, com frota acima de 150 veículos; metropolitanas; de longo curso com frota até 70 veículos; de longo curso com frota de 71 a 150 veículos; e de longo curso com frota acima de 150 veículos.


O diretor do Expresso Sinimbu, Ernani Edgar Kahmann, ressaltou que as aferições auxiliam no processo de manutenção da frota. “Quanto melhor a manutenção e funcionamento do ônibus, menos poluição é gerada por ele, o que também gera um consumo de combustível mais adequado”, explicou.


Esta foi a quinta vez que a empresa participou do Despoluir, sendo agraciada em três ocasiões: ficou entre as três melhores em sua categoria nas duas edições anteriores da premiação e conquistou o primeiro lugar neste ano. “Este é um reconhecimento de todos os esforços realizados em prol da boa manutenção da nossa frota, primando principalmente pela segurança dos nossos passageiros. A diminuição da fumaça preta acaba sendo uma consequência”, comemorou.


Kahmann destacou ainda que este trabalho vem ao encontro do foco da sustentabilidade, visando o cuidado com a sua frota e com o meio ambiente. “Acreditamos desta forma estarmos fazendo a nossa parte, pensando em um planeta melhor para as gerações futuras”, afirmou. O Despoluir é uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). No Rio Grande do Sul, é coordenado pela Fetergs e a Federação das Empresas de Logística e Transporte de Carga do RS, a fim de melhorar a qualidade do ar, os cuidados com a saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis.