Início Especiais Presença no exterior através da AAII

Presença no exterior através da AAII

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) foi criada em dezembro de 1994 e mantém-se vinculada à Reitoria. A AAII busca articular contatos com instituições internacionais, incentivando seus professores, pesquisadores, técnicos-administrativos e alunos à prática da mobilidade acadêmica através de intercâmbios com universidades conveniadas, proporcionando, dessa forma, a formação acadêmica, a oportunidade de qualificarem seu conhecimento internacional e intercultural. Além disso, a AAII assessora, coordena e administra atividades de Cooperação Internacional e Interinstitucional. A AAII atua na: criação de viagens institucionais internacionais, orientação de visto, orientações de compra de passagem e seguro saúde, realiza capacitações para intercambistas, oferta de viagens de estudo de línguas no exterior, organiza o processo de criação de convênios internacionais, facilita contatos internacionais e participa de eventos internacionais que discutem o tema da internacionalização da educação superior  no mundo, como: FAUBAI, CAIE, NAFSA entre outros eventos.   
A AAII tem acompanhado o desenvolvimento da UNISC e percebe que o atual momento de expansão e de pleno reconhecimento de sua qualidade de ensino tem reflexos diretos na ampliação das ações de internacionalização da Universidade. O fato de a Unisc ser uma instituição comunitária e com atuação voltada ao desenvolvimento da região torna a internacionalização um processo em gradativa construção e crescimento. Assim, a Unisc tem mantido uma média de 35 convênios internacionais vigentes e uma média anual de 200 pessoas envolvidas em diferentes modalidades de intercâmbio. Para tanto, diferentes ações vêm sendo desenvolvidas com o enfoque na ampliação da atuação internacional da Unisc.
Entre os programas ofertados na AAII podemos citar:
– Promai – Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional . Aberto a alunos da graduação para estudarem um ou dois semestres em Universidades conveniadas à Unisc no Exterior.
– Promav – Programa de Mobilidade Aluno Visitante. Mesma modalidade que o Promai, mas, direcionado a alunos do exterior virem à Unisc.
– Adesão da Unisc no Programa Ciência sem Fronteiras- Envio de 23 alunos de diferentes cursos ao exterior e contínuo encaminhamento de novos.
– Viagens de Estudo ao Exterior. As viagens são inteiramente organizadas pela AAII e ofertadas a todos que possuem vínculo à Unisc e mantidas Apesc e queiram aprender línguas estrangeiras in loco. Assim, já foram realizadas para estudo de espanhol, inglês, francês e italiano e diferentes países.
– Viagens técnicas para diferentes países e áreas do conhecimento.
– Aplicação de testes de proficiência internacionalmente reconhecidos: TOEFL, IELTS e DELE.
No que tange às relações interinstitucionais para o desenvolvimento da pesquisa, destacam-se importantes convênios celebrados no âmbito dos Grupos de Pesquisa, dos Centros e Núcleos de Pesquisa e Extensão, dos Departamentos e dos PPGSS junto a outras instituições científicas e de desenvolvimento tecnológico de pesquisa do país e do exterior. “Quanto à internacionalização, participamos do Ciência sem Fronteiras com a oferta das cotas institucionais pelo PDSE com o intercâmbio de acadêmicos” relata Cristiana Verônica Mueller.
Igualmente há convênios com instituições de ensino de diferentes países que possibilitam a mobilidade docente e discente na Pós-Graduação e a pesquisa conjunta. Entre as regiões com maior grau de atividades e relações internacionais na Pós-Graduação podemos citar a Europa e a América Latina. Merece destaque a atuação do corpo docente destes programas na promoção da internacionalização, seja na organização de seminários, workshops com a participação de docentes do exterior, seja na realização de viagens internacionais ou na realização de atividades acadêmicas, de pesquisa e de qualificação em IES do exterior. 
“Podemos dizer que as ações de promoção das relações internacionais na Unisc têm sido incluídas como uma das temáticas estratégicas para o desenvolvimento institucional uma vez que diretrizes e metas foram criadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Assim, comemorar 20 anos de Unisc com a vinda de um renome internacional na área da proteção ambiental como Jean Michel Cousteau representa este desejo institucional de ampliar a sua interação com mundo e de formar profissionais das mais variadas áreas com a visão e com capacidades globais”, enfatiza Cristiana Verônica Mueller, Coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc

Divulgação/RJ

Cristiana Verônica Mueller com Jean Michel Cousteau, renomado biólogo francês que palestrou no dia 17 de junho na Unisc