Início Educação Primeiro dia de provas do Enem é marcado por transtornos em Santa...

Primeiro dia de provas do Enem é marcado por transtornos em Santa Cruz do Sul

Alguns participantes foram impedidos de entrar nas salas para realizar o exame

Ricardo Gais
[email protected]

Prova ocorreu no último domingo, 17. – Foto: Ricardo Gais

Para alguns candidatos que foram realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nesse domingo, 17, no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o dia foi marcado por frustração. Devido às salas terem atingido o limite máximo de pessoas, já que elas tiveram que ser adaptadas para receber um número menor do que o habitual, muitos participantes foram impedidos de fazerem a prova. A situação para respeitar as medidas de prevenção à Covid-19 também se repetiu em outras partes do Estado e País.

A participante Giulia Helena Ellwanger, 22 anos, de Santa Cruz, foi uma das prejudicadas com o fato. Ela conta que ao chegar em sua sala para realização da prova, foi encaminhada para o bloco 35, pois sua sala já estava com lotação máxima permitida. Giulia disse que também no outro bloco não conseguiu acesso para fazer a prova. “Relataram que a sala estava com lotação máxima, os 50% permitido. Pediram desculpas e alegaram que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) os avisou em cima da hora sobre como seria esse funcionamento das salas”, disse.

A candidata conta que a equipe do local a orientou entrar em contato com o INEP pelo telefone 0800 e realizar uma nova inscrição para fazer a prova em fevereiro. “Várias pessoas que eu conversei e que não eram de Santa Cruz disseram que pegaram ônibus para chegar aqui e não conseguirem realizar a prova, causando esse transtorno”, relata Giulia. “Meu sentimento foi de indignação. Não só o meu, mas de todos aqueles que não conseguiram fazer a prova. O INEP tem acesso a todas as inscrições que foram realizadas, então já que decidiram ocupar 50% das salas, poderiam ter remarcado algumas inscrições para outra data e não ter avisado em cima da hora, causando transtorno para muitas pessoas, inclusive eu”, desabafa.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou que a realização e organização do ENEM é de responsabilidade do INEP. A Vigilância Sanitária do Município esteve na Unisc durante a manhã e à tarde fiscalizando o cumprimento dos protocolos, mas questões envolvendo o remanejo de alunos e aplicação das provas são de responsabilidade do INEP, informou a Prefeitura. Alguns candidatos impedidos de realizar o exame se direcionaram à Polícia Federal para que providências sejam tomadas. De acordo com o delegado Élton Manzke, mais de 10 candidatos fizeram o boletim de ocorrência. “Vamos ouvir a supervisora municipal e sugerir ao Ministério Público Federal (MPF) o arquivamento do caso, pois não se configura um caso ilícito penal”, disse. Conforme o INEP, pedidos de reaplicação da prova devem ser feitos entre 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante do Enem. O INEP, junto às aplicadoras, vai apurar a situação e avaliar o pedido. A reaplicação do Enem, prevista em edital, será nos dia 23 e 24 de fevereiro.

Já para quem conseguiu realizar a prova, como a estudante do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Santa Cruz, Karolini Canova Foletto, o exame foi uma forma de experiência, pois pretende cursar Medicina. “Eu estava bem nervosa no começo, pois é a primeira vez que estou fazendo, mas achei que foi uma boa prova, dentro das minhas expectativas”, aponta.

Karolini Canova Foletto realizou a prova como forma de experiência para os próximos anos. – Foto: Ricardo Gais



Sobre o tema da redação – ‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’ – Karolini diz ter sido um tema pertinente, pois a doença ganhou ênfase neste período de pandemia. “Eu fiz a prova para conhecer, saber como é e me preparar para os próximos anos, pois quero cursar Medicina”.

O ENEM 2020 registrou abstenção de 51,5% dos candidatos inscritos no primeiro dia de provas, de acordo com o INEP. Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, 2.842.332 faltaram as provas. Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a abstenção recorde se deve principalmente ao medo da pandemia e à campanhas contrárias à realização do exame.

ORIENTAÇÃO

Candidatos inscritos no ENEM e que apresentarem sintomas de Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa deverão solicitar a participação na reaplicação do exame entre os dias 25 e 29 de janeiro, na Página do Participante. No próximo domingo, 24, será realizado o segundo e último dia de provas. O exame terá também uma versão on-line, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.