Início Geral Procura por alimentos orgânicos é cada vez maior

Procura por alimentos orgânicos é cada vez maior

Luciana Mandler
[email protected]


Feirantes e clientes ficam satisfeitos em poder usufruir de alimentos mais saudáveis
(Luciana Mandler)

Cada vez mais as pessoas têm procurado por uma alimentação mais saudável, principalmente em busca de alimentos livres do uso de agrotóxicos. Neste contexto, as feiras orgânicas têm um papel fundamental de oferecer frutas e verduras, por exemplo, para atender a necessidade deste público. Em Santa Cruz do Sul, os adeptos de uma boa alimentação contam com a Feira Orgânica Santo Inácio.

Ao todo, são 10 feirantes, que precisam comprovar a certificação orgânica ou estar em um processo de transição para obtenção da certificação, conforme explica o secretário Municipal de Agricultura, Tiago Staub. A feira ocorre nas terças-feiras pela manhã, das 8 às 12h e à tarde, das 14h às 18h30min. Nas quintas-feiras à tarde e aos sábados pela manhã.

No local, os clientes encontram frutas e verduras, além de panifícios. Para o casal Lori e Herculano Frantz, que há 10 anos participam da feira orgânica, com produtos certificados há 13 anos, é uma alegria poder ofertar alimentos sem o uso de agrotóxicos. “Nós consumimos antes de começar a comercializar e vimos os benefícios que trouxe. Nos sentimos felizes por vender muito mais saúde para os clientes”, diz Lori.

Para Verena Helfer, que mora próximo da feira, é muito bom poder consumir produtos mais saudáveis. “Os alimentos têm outro gosto. A gente sente o sabor exato da banana, por exemplo. O bolo é mais gostoso”, exemplifica.

Para o secretário Staub, a feira é um elo importante entre o consumidor e produtor. “A conscientização e o consumo das pessoas por produtos orgânicos é cada vez maior. Desta forma, a necessidade de se ofertar um espaço aos produtores e à população tem sido imprescindível”, reflete. Além disso, os agricultores também têm se adequado e cada vez mais buscado esta produção sustentável”, finaliza.