Início Geral Produção de banana agroecológica é referência na região

Produção de banana agroecológica é referência na região

Propriedade fica na localidade de Linha São Martinho, interior de Santa Cruz e pertence a Perci Frantz

Luciana Mandler
[email protected]

Você sabia que existem algumas regiões do interior de Santa Cruz do Sul que permitem o cultivo de frutas tropicais, a exemplo da banana? A localidade de Linha São Martinho possui as mesmas características da encosta da Serra. Há produtores que apostam no cultivo da fruta e estão obtendo bons resultados.

Perci Darcísio Frantz, é morador da localidade, e depois de algumas tentativas na produção de orgânicos, de diferentes culturas, resolveu apostar na produção de bananas, sendo referência na região no cultivo da fruta no sistema agroecológico e até mesmo para quem trabalha no sistema convencional. Também produz citros e muito em breve terá novidades em sua propriedade com incremento de nova cultura.

De acordo com o técnico em agropecuária da Emater local, Vilson Piton, produtores de bananas para fins comerciais há apenas Frantz. “O que mais tem são produtores com alguns pés, e que eventualmente vendem poucos quilos. Mas são pouquíssimos”, revela.

Há 11 anos, Perci como é mais conhecido, vem produzindo em escala comercial um dos produtos mais consumidos pela população. Ao todo, são 5,5 hectares destinados para a fruta. São 3,3 mil touceiras em produção há mais tempo e 2,9 mil touceiras que estão começando a produzir, o que soma 6,2 mil touceiras.

Uma curiosidade que o fruticultor conta é que na propriedade há cerca de 10 variedades de bananas para acompanhar desenvolvimento e produção, porém, são dois tipos que são comercializadas: a banana prata e a banana maçã. “A banana maçã, inclusive, cativou o paladar dos consumidores”, garante Frantz.

A produção das bananeiras varia entre 400 a 700 quilos de bananas por semana, dependendo da época do ano, segundo Frantz. Neste ano, o fruticultor destaca que a produção escapou da geada. No entanto, o que pode interferir na produção é o clima seco. “Nos últimos dois anos a seca atingiu a produção, trazendo um pouco de prejuízo. Porém, como trabalho com material orgânico, o solo se mantém úmido por mais tempo. Senão o prejuízo seria muito maior”, reflete.

Perci Frantz reforça que colhe o ano inteiro, porém, o auge da colheita ocorre nos meses de novembro e dezembro, março, abril e maio. Para se desenvolver, a banana leva entre quatro e sete meses. No verão, costuma levar, em média, quatro meses, enquanto que no inverno leva cerca de seis meses, devido à temperatura.

Para garantir qualidade e produtividade, quem o auxilia com o trabalho técnico é Wandoir Sehn. Ele é técnico agrícola e auxilia na pesquisa de melhores manejos para a produção de banana, buscando sempre informações novas.

Entre 400 a 700 quilos de bananas são produzidos por semana (Crédito: Ricardo Gais)

FEIRAS

Além de ser referência na produção da fruta, Perci Frantz há alguns anos passou a ser feirante. Todas as terças-feiras e sábados pela manhã está na Feira Orgânica Santo Inácio, e nas sextas-feiras à tarde na Feira Rural Central.

AGROECOLOGIA

O sistema agroecológico é autossustentável. Nele, utiliza-se o que tem na propriedade, deixando a natureza trabalhar e aproveitando todos os benefícios do meio. Esse é o sistema ideal e mais saudável de produzir alimentos.

PROJETO

O produtor de bananas está com uma novidade: o projeto “Sítio Vida em Ecos”. Atualmente, no Instagram está como @sitiovidaemecos. Em breve estará no YouTube com um canal que levará o mesmo nome, onde serão divulgadas informações sobre agroecologia, produção orgânica, como funciona o cultivo de banana e citros na região, e muito mais.