Início Educação Professores do Ensino Médio Politécnico participam de encontro inter-regional

Professores do Ensino Médio Politécnico participam de encontro inter-regional

Ana Souza
[email protected]

Nos dias 13 e 14 de agosto, no Auditório da Faculdade Dom Alberto em Santa Cruz do Sul, acontece o Encontro Inter-regional de Professores do Ensino Médio Politécnico com a presenças da 3ª, 6ª, 16ª, 23ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação (Cres). O evento traz como temática a Avaliação Emancipatória: paradigmas e caminhos na reestruturação do Ensino Médio, e como enfoque: “A avaliação deixa de estar voltada unicamente para os resultados produzidos pelo discente, passa a focar o processo de ensino e aprendizagem levando em conta a singularidade dos alunos…”
Os objetivos do encontro são fomentar o processo de formação continuada dos educadores envolvidos na reestruturação do Ensino Médio politécnico, visando esclarecer aspectos relativos à avaliação da aprendizagem, e aos mecanismos de apoio aos alunos.
A abertura oficial do evento será na segunda-feira, dia 13, a partir das 8h30min. Às 9h, Exposição  sobre Avaliação  Emancipatória (concepção, contextualização, funções auto avaliação, regimento escolar) com Isabel L. Pedroso Medeiros; 10h, Exposição dialogada, questionamentos e debates e 10h15, intervalo. Às 13h30, abertura e encaminhamentos dos trabalhos; 13h45, exposição sobre os instrumentos e registros de avaliação nas perspectivas formativa e emancipatória com Isabel L. Pedroso Medeiros; 15 horas –  Intervalo.
A partir das 15h15 acontecem os trabalhos em grupo. Grupo 1: “Avaliação: uma perspectiva emancipatória” com Jussara M. de Paula Loch. Grupo 2: “Avaliação emancipatória diagnóstica e seu valor para a efetiva aprendizagem” com Mônica Guerra. Grupo 3: “Avaliação Emancipatória – Formativa: Modificação e construção da lógica da Avaliação” com Silvio Rocha. Grupo 4: A avaliação entre a lógica classificatória e a lógica emancipatória: concepções concorrentes no cenário educacional atual com Isabel L. Pedroso Medeiros e Grupo 5: “Avaliação: uma perspectiva emancipatória” com Jussara M. de Paula Loch e Grupo 6: “Avaliação emancipatória diagnóstica e seu valor para a efetiva aprendizagem” com Mônica Guerra.
A programação do dia 14 de agosto acontece a partir das 8h30 com abertura; 9h, apresentação dos grupos (dois grupos); 10h15, intervalo; 10h30, apresentação dos grupos (dois grupos) e considerações sobre a apresentação e o texto utilizado. Ás 13h30, abertura e encaminhamentos dos trabalhos; 13h45, relato de boas práticas do Ensino Médio Politécnico; 15 horas, Sistematização e encaminhamentos de todas as proposições dos trabalhos dos grupos da inter-regional para organização operacional dos regimentos e 16h30, encerramento com coffe break.