Início Geral Professores do ensino privado farão Domingo de Greve

Professores do ensino privado farão Domingo de Greve

EVERSON BOECK

[email protected]

 

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) está realizando uma campanha para mobilizar os professores das escolas particulares e chamar a atenção da opinião pública sobre o aumento abusivo do trabalho imposto aos professores fora de sua carga horária contratual. Toda categoria está sendo convocada para o Domingo de Greve, que acontece amanhã, dia 2 de outubro.

Flávio Miguel Henn e Adriane Konzen, diretores do Sinpro/RS da regional Santa Cruz do Sul, explicam que a campanha Domingo de Greve está nas ruas para denunciar o abuso e mostrar a luta pela limitação do trabalho, bem como fazer um alerta para as consequências desta realidade. “Será um dia para não levar trabalho para casa. Para não corrigir provas e trabalhos, não preparar aulas, não postar materiais no site da escola, nem abrir ou responder e-mails da coordenação, alunos ou pais. Protestamos contra o trabalho excessivo extraclasse, que não é remunerado nem reconhecido”, afirmam.

A iniciativa objetiva retomar a questão da Hora Atividade ou Atividade Extraclasse, que já foi o objetivo de muitas polêmicas, sem que até hoje se reduzisse a carga de trabalho dos professores. “Vamos protestar não trabalhando. A adesão individual e consciente a este Domingo de Greve resgatará o direito ao lazer, ao descanso e nos fortalecerá na resistência ao trabalho sem limites”, argumenta Flávio.

Conforme Adriane Konzen, a mobilização foi marcada para o domingo para dar ênfase à realidade de que os professores ocupam também este dia da semana para correção de provas e trabalhos, desenvolvimento de projetos e atualizações de informes nos meios virtuais das instituições. “Queremos sensibilizar a comunidade de que esta é uma das principais causas de exaustão e do adoecimento dos docentes”, frisa.

Segundo o Sinpro/RS, o sindicato está fazendo uma grande propagação da campanha nas redes sociais (facebook e twitter), além de rádios e mídias externas e distribuição de panfletos aos pais e estudantes nas instituições. A central de informação sobre o tema é o blog www.domingodegreve.com.br.

O Sinpro/RS firmou uma série de convênios especiais para estimular os professores a ocupar o Domingo de Greve com descanso em atividades de lazer e entretenimento. Em Santa Cruz do Sul, as atividades serão no Acquaworld, localizado na Rua Thomaz Flores, n.º 303 (fundos). “Das 14 às 17 horas serão dadas aulas de hidroginástica e ritmos. Esperamos que todos os profissionais participem”, enfatiza Flávio.

Presidente do Sinepe/RS vê manifestação como manobra política

 

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), Osvino Toillier, acredita que o movimento organizado pelo Sinpro/RS não passa de uma manobra política, tendo em vista as futuras negociações que ocorrem em março do ano que vem para reajuste salarial. “Toda hora/aula paga pelas instituições privadas tem destinado 1/6 a título de repouso remunerado. Além disso, o valor global pela hora/aula paga cobre a preparação, dação e a correção de trabalhos”, argumenta.

Toillier sublinha, ainda, que não existe profissional que não realize alguma demanda do seu trabalho em casa. “É importante destacar que todas as instituições particulares estão cumprindo à risca a convenção realizada em março deste ano, na qual os professores receberam 1% de aumento real sobre o INPC acumulado em 6,36%”, diz o presidente do Sinepe/RS.