Início Colunas Uma cidade para se morar!

Uma cidade para se morar!

Santa Cruz do Sul completa 133 anos de sua emancipação política, colonizada por imigrantes alemães vindos de sua maioria do sul da Alemanha, precisamente da cidade Swartzwalt e se instalaram no Distrito de Entre Rios. Entre tantas estava a família Pappen, que junto com outras escolheram esta terra, adotaram e transformaram nesta bela cidade, juntamente com outras etnias de italianos, palestinos, negros e mulatos. Esta terra que sempre recebeu muitos estrangeiros de diversos países, representantes de diversas multinacionais do tabaco, que se estabeleceram nesta cidade, muitos criaram raízes, tiveram filhos e aqui permanecem, outros vieram só de passagem, mas deixaram aqui seus legados.
Santa Cruz é chamada a capital do fumo por possuir a maior cadeia produtiva do tabaco, mas hoje busca sua diversificação. Bela pela sua paisagem, cujo túnel verde representa seu maior cartão postal, juntamente com a Catedral São João Batista, entre outros pontos turísticos, gostaríamos de evidenciar o Parque da Gruta, o Lago Dourado, o Monumento da Santa Cruz, o Santuário de Schoenstatt e a mais recente conquista e a mais representativa, o Autódromo Internacional.
Esta cidade de ruas largas e suas praças arborizadas, de uma arquitetura moderna com bairros bem sinalizados e belos loteamentos e de condomínios fechados, se confunde com este povo trabalhador e ordeiro e empreendedor, na sua diversificação – esta vocação que aos poucos tem se mostrado competente no turismo, que no mundo todo é a indústria que mais cresce. Junto com todos os segmentos de progresso está a Unisc, nossa universidade, realizando no seu campus o desenvolvimento tecnológico e de pesquisa, fazendo na sua atividade-fim a formação de novos profissionais para a cidade e região. Expandindo o seu conhecimento para todo o Brasil, além de convênios com países do exterior para intercâmbio, como Itália, Espanha e nações africanas.
Em relação a segurança, a estatística nos mostra que a cidade está bem amparada. Os órgãos de proteção da população, representados pela Brigada Militar no policiamento preventivo, nos transmitem tranquilidade. Assim como a Polícia Civil, mostrando um grande entrosamento com a população civil, que com os grupos de serviços e Clube da Gasolina, tranquilizam o povo de Santa Cruz.
A Oktoberfest já é uma realidade de festa que empolga nossa região, boa parte dos brasileiros e América do Sul. Santa Cruz empolga seus moradores, filhos desta terra e aqueles que vieram por adoção.
É um conjunto de ações deste Executivo, Legislativo municipal, Judiciário e Ministério Publico, a Indústria e Comércio, mostrando a bravura de seu povo. É uma cidade de uma economia forte cujo seu maior desafio será a qualificação e diversificação das pequenas propriedades de produtores rurais familiares, muita coisa poderá ser melhorada, e deverá, mas fazemos parte de uma comunidade feliz.
Santa Cruz feliz, gentil e hospitaleira. Tem sua vocação para esportes. Foi campeã brasileira de basquete, tendo dois clubes na primeira divisão da elite do futebol gaúcho, Avenida e Santa Cruz. Temos Assaf, os atletas como Sabine, Fabiano Peçanha e o mais famoso, o zagueiro Bolívar, filho do grande lateral Bolívar Guedes que fez história no Grêmio Porto Alegrense.

“Não pergunte o que você pode levar da vida, mas sim o que você pode dar a ela. Não espere que os recursos caiam do céu para ajudar o próximo. Ajude com que tem para colher os frutos das suas obras”.