Início Especiais Profissionais zelam pela saúde dos animais e do homem

Profissionais zelam pela saúde dos animais e do homem

Ana Souza
[email protected]

A Clínica Veterinária Vitalis foi inaugurada no dia 21 de maio de 2013, oferece atendimento clínico e cirúrgico para cães, gatos e pets exóticos (animais de estimação de espécies silvestres, tais como papagaio, arara, hamster, gerbil, tartaruga…), plantão 24 horas, vacinas e internação. Conta com bloco cirúrgico equipado com anestesia inalatória e monitoramento cardio-respiratório.
O atendimento é prestado pela Médica Veterinária, Tamara Rocha de Moraes e pelo Biólogo, André Mello Sant’Anna. Tamara é formada pela Universidade Federal do Paraná e com cinco anos de atuação em Clinica Médica e Cirúrgica de cães e gatos. Também possui especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos. André formou-se como Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e Veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria, além de ser adestrador formado pelo Centro de Adestramento Cãofiança, em Florianópolis. Atua em clínica médica de cães e pets exóticos (aves, roedores, répteis…) e anestesiologia.
Conforme os proprietários da Clínica Vitalis, o atendimento pode ser realizado para qualquer ave (arara, papagaio, calopsita, canário…). “Para o médico veterinário exercer a clínica médica de animais selvagens, não é necessário uma licença específica do Ibama. No entanto é importante que a pessoa que adquira uma ave de estimação o faça de criadores responsáveis com autorização do Ibama, para evitar o tráfico de animais selvagens que hoje retira milhões de animais do seu habitat natural, os colocando em situações de risco e levando muitos a morte.”
Eles também enfatizam que capturar um animal de vida livre e aprisioná-lo gera muito estresse e distúrbios de comportamento. “A maioria destes animais vive em cativeiro por curtos períodos, e em situação de constante medo. O animal que nasce em cativeiro pode ser mantido como pet, pois ele é manipulado desde filhote e a realidade de ambiente dele é o cativeiro. Não poderia ser solto por não ter condições de sobreviver sozinho. O que jamais dispensa um viveiro grande e adequado as necessidades do animal, estímulos ambientais (sol, visualização de outras aves, arborização), além de controle parasitológico e alimento de qualidade. Enriquecer o ambiente com alimentos diferentes, saudáveis e adequados, além de estimular atividades, são muitos importantes para a saúde física e psicológica da ave mantida em cativeiro.”
Cada espécie tem as suas particularidades, pontuam. “Medicamentos e alimentos que podem ser benéficos ao homem, geram riscos aos animais, tanto para os pets exóticos, quanto para os cães e gatos. Dois bons exemplos são o paracetamol e a alface. Paracetamol é tóxico para gatos, podendo levar a morte mesmo em doses baixas. Da mesma forma, a alface para algumas espécies de roedores pode causar diarréia, em alguns casos grave, também levando a morte dentro de algumas horas. Por isso a importância de sempre procurar a orientação do médico veterinário para conhecer a melhor forma de lidar com seu animalzinho, e nunca medicar em casa com medicamentos não prescritos.”

IMPORTÂNCIA

Os proprietários da Clínica Vitalis frisam sobre a data alusiva ao Dia do Veterinário. “É importante ressaltar no Dia do Veterinário que o profissional atua em diversos setores, e ele está presente no nosso dia a dia, mesmo que não tenhamos um animalzinho de estimação. Além da parte médica, que as pessoas identificam imediatamente quando se fala em médico veterinário, existem setores de extrema importância. Todo o alimento de origem animal consumido é fiscalizado e acompanhado pelo veterinário, desde a fazenda até chegar ao consumidor. O veterinário atua também em saúde pública, controle de zoonoses (doenças que passam de animal ao homem), sendo peça fundamental para a saúde da população. Neste dia, é importante lembrarmos de todos os colegas que atuam nos mais diversos setores, zelando pela saúde dos animais e do homem, como bem diz o nosso juramento.”

Divulgação/RJ

Doutores Tamara e André: zelando pela saúde da população e dos animais