Início Geral Projeto da Unisc beneficia agroindústrias familiares do Vale do Rio Pardo

Projeto da Unisc beneficia agroindústrias familiares do Vale do Rio Pardo

Créditos das fotos: Wandoir Sehn

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do projeto de extensão Design de Embalagens para Agroindústrias Familiares, selou parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) e a Emater/RS-Ascar para beneficiar agroindústrias familiares do Vale do Rio Pardo. Com foco em valorizar as marcas locais e fomentar suas vendas, o projeto desenvolve a identidade visual e os rótulos dos produtos. No total podem ser contemplados empreendimentos de até 23 municípios conectados ao Corede Vale do Rio Pardo.

Até o momento já foram criados e entregues os rótulos para Delicias D’Casa, Embutidos Thier e Conservas Coutinho. Segundo o professor e coordenador do projeto, Rudinei Kopp, “trabalhamos para proporcionar soluções aos empreendedores do nosso interior, que muitas vezes não possuem tempo ou condições de buscar este tipo de serviço. A ideia central é entregar materiais visuais qualificados e pensados para cada empresa de forma exclusiva e adequada à sua realidade”.

Todos os materiais são executados de forma gratuita pelo professor e por acadêmicos da Universidade. A partir do segundo semestre de 2020, que iniciou no fim de agosto, os trabalhos passaram a fazem parte do plano de aula dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda. As disciplinas de Gestão de Marcas, Direção de Arte 2 e Fundamentos de PP, já estão elaborando soluções criativas e mercadológicas para as agroindústrias participantes.

Daniela Eichherr, empreendedora da Delícias D´Casa – que já recebeu os materiais idealizados pelo projeto –, conta que “o rótulo ficou ainda melhor do que poderíamos imaginar. A ajuda da Unisc e do profissional responsável foi fundamental, de uma importância ímpar”. Daniela também reforça que a marca agora representa de forma envolvente o negócio de pães, cucas, salgados, bolachas e bolos que ela gerencia junto com sua irmã Anne.

Desde março, quando iniciaram as atividades do projeto, a APL e a Emater estão intermediando visitas nas agroindústrias familiares. A partir das conversas com o professor Rudinei, ficam claras as demandas de cada empreendimento, que recebe um atendimento personalizado. “Com a parceria auxiliamos os agricultores familiares locais, que são responsáveis pela produção de alimentos, empregos e renda da região”, destaca o gerente regional adjunto da Emater/RS, Carlos Corrêa da Rosa.

Além disso, conforme o gestor executivo do APL, Wandoir Sehn, a carência de rótulos e materiais visuais se tratava de “uma demanda existente para as novas agroindústrias familiares, que por meio do trabalho integrado com a Universidade está sendo solucionada”.  Até o final deste semestre ao menos outras cinco agroindústrias serão beneficiadas, sendo elas pertencentes às regiões de Picada Mariante em Venâncio Aires, Linha Paredão em Sinimbu, Linha São João em Sinimbu, Linha Rio Grande em Sinimbu, bem como do interior de Santa Cruz do Sul.

“A comercialização dos produtos é um elo que precisa ser reforçado entre nossos agricultores familiares e um bom posicionamento da imagem, através das embalagens, é fundamental para alcançar esse objetivo. Então, consideramos a atuação da Unisc muito positiva nesse projeto que proporciona o desenvolvimento da comunidade local através do trabalho em equipe”, conclui o Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unisc, Ângelo Hoff. 

Conservas Coutinho – Marilene Coutinho Mees
Embutidos thier – Janete e Jairo Thier