Início Colunas Quero música!

Quero música!

Por Elsa Silva Sott

Música, quem não gosta de música? Bem, deve haver alguém no mundo que não goste, infelizmente. Hoje vivemos em uma sociedade que é raríssimo quem não gosta, pois existem tantos gêneros musicais para todos os gostos.

Bem, nem sempre ouvir música foi tão fácil como hoje. Até meados de 1877, podia-se ouvir música somente em eventos ou se você soubesse tocar algum instrumento. Mas graças a Thomas Edison, esse problema estava prestes a acabar. Foi ele o inventor da primeira máquina para ouvir música: o fonógrafo. Na gravação, o som era transformado em impulso mecânico por um diafragma que fazia ranhuras em tubo metálico. Para ouvir, bastava trocar a ponteira por uma agulha que lia os sulcos. Isso nos lembra outro aparelho…

O gramofone, criado pelo alemão Emil Berliner, possuía um sistema que em vez de tubo de metal, contava com um disco de goma-laca com ranhuras em espiral que girava em 78 rotações por minuto, também lidas por uma agulha. Para funcionarem ambas as máquinas, era necessário “dar corda”, sua traça manual seguiu até 1926, quando foi criado o primeiro gramofone elétrico.

Nos anos 1950, a música passa por muitas transformações, entre elas surge uma nova forma de ouvir música, mais prática e acessível. O disco de vinil, que surgiu em 1948, tem o mesmo funcionamento do disco de goma-laca, porém, necessita de menos rotações por minuto. Sendo assim, permite mais músicas, por este motivo ganhou o nome de Long Play, o famoso LP.

Em 1935, já temos gravadores que utilizavam fitas, os magnetofones, mas só em 1963, a Philips foi a precursora das novas fitas cassetes, que possuíam dois lados para serem gravados.

Em 1979, ouvir música se tornou mais fácil ainda, surge o walkman, o primeiro aparelho portátil para você ouvir suas músicas de forma individual e em qualquer lugar, portanto que não faltassem pilhas. O lançamento desse aparelho foi realizado pela Sony, no Japão.

Se o walkman já facilitava a vida dos amantes da música, em 1982, tudo se tornaria melhor com a criação do disco digital e em 1984 com a chegada do discman, o concorrente do walkman, e vencedor dessa batalha.

Os anos noventa chegaram para mudar tudo de maneira muito rápida, primeiro foi o minidisc, em 1992, onde você podia gravar músicas do rádio com qualidade de CD. Devido ao alto custo, não foi um reprodutor muito popular nas Américas, mas no Japão foi um sucesso enorme. Mas as mudanças não pararam por aí, com o avanço da internet surge o MP3, agora as músicas são tocadas em pequenos aparelhos portáteis e são vendidas em sites. O primeiro aparelho de MP3 surgiu em 1998 e foi lançado pela Sony.

E hoje ouvir música é algo acessível a todas as pessoas, o LP voltou a ser uma opção entre o público vintage, e a música está na palma de nossas mãos. Nesse século que passou, percebemos muitas mudanças, e qual será a próxima?