Início Cultura Reconhecimento | “Essas coisas a gente não compra, a gente conquista”

Reconhecimento | “Essas coisas a gente não compra, a gente conquista”

Tradicionalista santa-cruzense recebe homenagem em Rodeio Nacional

Sérgio Almeida consagra sua trajetória com o Troféu Exemplo de Gaúcho
Divulgação

Lucca Herzog
[email protected]

Na quinta-feira, dia 9, Garibaldi deu início ao 5º Rodeio Crioulo Nacional. O evento, realizado no Parque de eventos da Fenachamp, segue até domingo, 12. Na programação, estão previstas provas de laço, rédeas e gineteada, além de danças, bailes e shows tradicionais.
No dia de hoje, entre os concursos artísticos e provas campeiras, o momento mais aguardado pelo santa-cruzense Sérgio Almeida é o discurso que prepara para sua homenagem de honra, quando receberá o Troféu Exemplo de Gaúcho. Com sua história consolidada no movimento de Santa Cruz do Sul, Sérgio considera o prêmio fruto de uma parceria e uma amizade de muitos anos: “Desde a época em que fazíamos rodeios no CTG Estância Alegre, tínhamos uma parceria com Garibaldi. Deixamos uma história, e deixamos viva essa tradição”.
Emocionado, o tradicionalista explica que, pela primeira vez na história do evento, a homenagem é concedida a alguém de outro município. Para ele, é uma evidência de amizade e de respeito, e um modelo de vida: “É também um exemplo de convivência e de parceria para os mais jovens. Eu, hoje, tenho orgulho de saber que muita gente é tradicionalista por me seguir. Acompanho essas homenagens há 20 anos, mas nunca imaginei que eu seria homenageado. Me pegou realmente de surpresa. Estou muito honrado com isso, porque essas coisas a gente não compra, a gente conquista. É até difícil falar. Estamos indo com uma turma grande para lá, para compartilhar isso com os amigos”.