Início Educação Reitor da Unisc prestigia a oficialização do programa Professor do Amanhã

Reitor da Unisc prestigia a oficialização do programa Professor do Amanhã

Encontro com o governador Eduardo Leite ocorreu na terça-feira em Porto Alegre

O Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Rafael Frederico Henn, participou, na terça-feira, 9, de um café da manhã com o governo do Estado. O evento, realizado na sala de Governança da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, em Porto Alegre, oficializou o início do programa Professor do Amanhã e contou com a presença do governador Eduardo Leite; do vice-governador Gabriel Souza; da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; e de reitores e representantes das 11 universidades participantes da iniciativa.

Henn avaliou que o Professor do Amanhã e o encontro das universidades com o governo são marcos na educação superior nos últimos anos, o que demonstra o interesse e o efetivo investimento que o poder público está fazendo no setor. “Nós estamos muito felizes, enquanto Comung, enquanto universidades comunitárias, porque essa política pública atende diretamente a nossa missão enquanto instituições comunitárias, que é atender as demandas e as necessidades da sociedade onde atuamos”, acentuou. “O que conversamos é que as nossas instituições possuem uma capacidade física e intelectual instalada em todo o território gaúcho e estão à disposição para ajudar o governo do Estado no seu projeto de planejamento para o futuro do desenvolvimento social e econômico”, reforçou Rafael Henn.

O governador Eduardo Leite parabenizou a mobilização das Universidades e reafirmou a importância da iniciativa. “Estamos convencidos da importância desse programa na formação de professores para o enfrentamento do apagão que vem acontecendo nas licenciaturas. Hoje o Estado tem capacidade de fazer esses investimentos e não podemos dar nenhum passo para trás”, frisou.

O programa Professor do Amanhã é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do Vice-Governador, e executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. A iniciativa concede 1 mil bolsas no valor de R$ 800,00 cada aos estudantes e outros R$ 800 para custeio das mensalidades nas universidades integrantes do Comung.

Universidades presentes no evento

Unisc, reitor Rafael Frederico Henn – Presidente do Comung
UPF, reitora Bernadete Maria Dalmolin
Feevale, reitor Cleber Prodanov
UCS, reitor Gelson Leonardo Rech
Univates, reitora Evania Schneider
Urcamp, reitor Guilherme Cassão Marques Bragança
Unijuí, reitor Dieter Rugard Siedenberg
Unisinos, reitor Pe. Sérgio Mariucci
PUC-RS, reitor Irmão Evilázio Teixeira
UFN, reitora Irmã Iraní Rupolo
UniLaSalle, pró-reitor acadêmico Márcio Michel
URI, professora Rosangela Ferreira Prestes