Início Geral Ricardo encontrou na jabuticabeira um novo jeito de viver

Ricardo encontrou na jabuticabeira um novo jeito de viver

No pomar do pátio de sua casa, santa-cruzense superou a depressão após ter uma de suas pernas amputadas e leva a vida de maneira tranquila

Ricardo Gais
[email protected]

Todos nós em um certo momento da vida idealizamos planos e objetivos para o futuro, mas fazemos isso sem contar com as surpresas ou rumos diferentes que nossa vida vai tomando com o passar do tempo. Assim foi com o santa-cruzense Ricardo Fries, de 53 anos, que mora com sua mãe no Bairro Goiás, que há quatro anos teve que mudar sua rotina, de trabalho e se adaptar a sua nova realidade após perder uma de suas pernas para a diabetes.

No fundo de sua casa, Ricardo possui um amplo terreno, e aproveita o local para cultivar hortaliças e algumas árvores frutíferas, em especial a jabuticabeira, que ele adotou para ter um cuidado especial e passar os dias. Mas antes de dedicar seu tempo a esse cultivo, Ricardo trabalhou no comércio local, em fumageiras e foi taxista por 20 anos. Diabético desde os três anos de idade, ele comenta que nunca cuidou como deveria de sua saúde e foi em 2016 que a doença se agravou e teve que amputar a perna esquerda. “Passei por muita luta e desde que tive a perna amputada aceitei minha doença e passo o meu tempo plantando, mexendo na horta, molhando as plantas e principalmente cuidando das árvores de jabuticaba”, revelou.

Ricardo Fries, 53 anos. Fotos: Ricardo Gais

Ricardo está aposentado por invalidez e comenta que durante um ano enfrentou a depressão e aponta que conseguiu superar o desanimo quando se motivou a cuidar das árvores de jabuticaba. “Já são quatro anos cuidando dessas três jabuticabeiras. Elas são tudo para mim e isso que faço agora me faz viver a vida”, ressaltou, com um grande sorriso. Ele também utiliza os frutos produzidos em seu pomar para fazer suco, o que ajuda no controle da diabetes e regula o colesterol.

O terreno era do avô (IM) de Ricardo, que plantou há cerca de 30 anos as jabuticabeiras. Ricardo relata que antes de perder a perna, essas árvores não recebiam o devido cuidado e não produziam frutos. “Atualmente em alguns dias, entro noite adentro cuidado delas, capinando ao redor, regando e podando os galhos. Gosto muito de estar em contato com a terra, a natureza e produzo tudo sem o uso de agrotóxicos”, pontua.

Nessas últimas semanas, Ricardo disse que as jabuticabeiras produziram quase 500 quilos da fruta, a qual vendia para vizinhos e pessoas que entraram em contato com ele pelas redes sociais. “As árvores estavam muito carregadas e assim que eu colhia as frutas, já tinha gente esperado para comprar. Meu objetivo não é a venda do produto, mas sim o prazer de estar em ocupação com alguma tarefa”, contou Ricardo, e completa. “Se eu não tivesse essas árvores e minha horta não sei se estaria fazendo alguma coisa, por isso dou valor as coisas simples da vida”.

 Ricardo: “Já são quatro anos cuidando das jabuticabeiras”

Antes da pandemia de Covid-19, Ricardo andava de bicicleta e fazia hidroginástica na Unisc, mas para se cuidar, optou por deixar a bicicleta de lado, no momento. “Depois que tudo voltar ao normal, quero andar de bicicleta e continuar a hidroginástica. Eu aceito o jeito que eu sou e passei a cuidar da minha saúde e é isso é o que importa”, disse.

Benefícios da jabuticaba

A frutinha de cor escura e com um sabor adocicado, vem de uma árvore presente exclusivamente no Brasil, a jabuticabeira, muito encontrada em quintais e pomares de vários pontos do nosso país. Como outras frutas presentes no dia a dia, a jabuticaba é rica em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, responsáveis pela coloração arroxeada/avermelhada, responsáveis por prevenir diversas doenças, inclusive aumentar a nossa imunidade, prevenir o envelhecimento precoce e proteger o fígado contra ação de radicais livres. Quem conta um pouco mais sobre o assunto é a farmacêutica e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Greice Graziela Moraes, que explorou o potencial da fruta na realização de sua tese de doutorado em Ciências Farmacêuticas.

Greice: “Ideal é consumir a fruta fresquinha”. Foto: Divulgação
 

Conforme Greice, é possível fazer com o fruto geleias, sucos, dentre outras receitas. “O ideal é consumir a fruta fresquinha e com a casca, muitas vezes não consumida, rica em compostos antioxidantes e fibras, que podem melhorar o desempenho intestinal e aumentar a excreção de gorduras, impedindo que estas sejam absorvidas, e atenuando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, explica.  

A farmacêutica pontua que a jabuticaba é muito conhecida como uma fruta constipante, ou seja, que prende o intestino. “Isso é verdade, ela tem realmente essa ação. Por isso, dez frutinhas por dia já são o suficiente. Para quem tem prisão de ventre, recomenda-se mastigar bem a casca”, disse.