Início Esportes Riquezas: A retomada vencedora do União Corinthians

Riquezas: A retomada vencedora do União Corinthians

União Corinthians comemorou 14º título estadual de basquete em 2018 – Crédito: Acervo Pessoal / Athos Calderaro

Um novo nome com a tradição vencedora mantida. A partir da fusão realizada em 2015 entre Clube União e Corinthians Sport Club, surge o União Corinthians, um clube que nasce fortalecido graças à tradição e à estrutura construídas ao longo de anos pelas duas tradicionais entidades santa-cruzenses. Com a fusão, várias modalidades esportivas passaram a ser potencializadas no clube, com destaque para o projeto de retomada do basquete que colocou o clube santa-cruzense novamente em evidência no cenário estadual e nacional da modalidade.


Conforme Athos Calderaro, atual técnico do União Corinthians, o projeto de retomada do basquete no clube iniciou em 2017 com a participação no Campeonato Brasileiro Sub-21, que foi disputado no Rio de Janeiro, onde o União Corinthians obteve o vice-campeonato ao ser derrotado na final pelo Fluminense, do Rio de Janeiro. “Tínhamos o Lucas Brito e o Rafael Mentz com 21 anos, o Bernardo Moller com 19 anos e os demais eram os meninos que jogavam nas categorias de base com 15, 16, 17 e 18 anos, e fomos muito bem no Rio de Janeiro. Conseguimos eliminar equipes de expressão como o Minas Tênis Clube e na prorrogação vencemos o Flamengo na semifinal e perdemos a final para o Fluminense, que montou um time para ser campeão do torneio. Foi muito bacana e isso deu uma grande motivação na diretoria em dar sequência no projeto”, destaca o treinador.


Após a disputa do brasileiro sub-21, o União Corinthians disputou a Liga de Desenvolvimento de Basquete em 2018, onde o clube finalizou a primeira participação na sétima colocação. “Foi um resultado muito expressivo para nós, pois montamos a equipe na sua maioria com atletas locais e apenas quatro jogadores de fora”. No mesmo ano, o clube montou o time para jogar o Campeonato Estadual de Basquete Adulto no segundo semestre com a mesma base com os acréscimos de Lucas Brito, Leandro Buboltz, Nandão, Rafael Mentz, entre outros atletas. “Foi uma equipe bem bacana, em que conseguimos a retomada do estadual. Na final enfrentamos o Sojão, de Santa Rosa, que tinha o Icaro e Audrey Parisotto, Tiagão, Schneide, sendo todos jogadores rodados. Perdemos em Santa Rosa e vencemos em Santa Cruz na fase classificatória. Conseguimos trazer o mando da final em jogo único para Santa Cruz e após duas prorrogações, conseguimos vencer e conquistar o estadual novamente”, lembra Athos.

Na decisão, em partida única disputada no dia 14 de dezembro de 2018, no Ginásio do União Corinthians, o tricolor venceu o Sojão por 120 a 112 na segunda prorrogação, após empates em 88 a 88 no tempo normal e 107 a 107 na primeira prorrogação. Lucas Britto foi o cestinha da final com 44 pontos. Esse foi o 14º título estadual obtido pelo clube santa-cruzense, que igualou o Internacional, de Porto Alegre, ambos com 14 conquistas, sendo os dois maiores vencedores do Campeonato Gaúcho de Basquete.

Stock Med / União Corinthians sagrou-se campeão brasileiro em 2021 – Crédito: Diego Maranhão / CBB

Bicampeão brasileiro em 2021

Em 2019, o União Corinthians não disputou o estadual, que foi vencido pelo Sojão, de Santa Rosa, em final contra o Caxias Basquete. Em 2020, o clube santa-cruzense voltou a participar da competição com a base formada com os jogadores locais e foi eliminado na semifinal ao ser derrotado pelo Sojão. Na decisão, o título foi obtido pelo Caxias Basquete, que devolveu a derrota para a equipe de Santa Rosa, em final disputada em Caxias do Sul.
O estadual de 2020 serviu como preparação ao clube santa-cruzense para a disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes, que voltou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Basquete. Athos recorda que em janeiro foi iniciada a montagem da equipe para a disputa da competição nacional. “Iniciamos o planejamento já pensando no NBB, pois formamos o time com seis jogadores com idade para a Liga de Desenvolvimento e seis jogadores adultos”, frisou.

Em razão da pandemia, o campeonato foi disputado com jogos em sede única na fase classificatória. O Stock Med/União Corinthians disputou partidas em Ponta Grossa/PR e Brusque/SC, onde obteve a melhor campanha da primeira fase. Nas fases eliminatórias, que foram realizadas em Brusque, o tricolor venceu o Brusque pelas quartas de final, Botafogo nas semifinais e derrotou o Flamengo/Blumenau na final por 80 a 68 para se consagrar campeão brasileiro de basquete. “Esse título foi o coroamento máximo do projeto”, destaca o treinador. Essa foi a segunda conquista nacional do clube, que já havia sido campeão da Liga Nacional de Basquete em 1994 com a Pitt/Corinthians.

Técnico Athos Calderaro foi campeão estadual e brasileiro com o União Corinthians – Crédito: Diego Maranhão / CBB

O time do União Corinthians campeão brasileiro foi formado com João Marcos, Ansaloni, André Luis, Lelê, Nicão, Vinicius Malaquias, Icaro Parisotto, Rafael Paulichi, Fi, Sergio, Bernardo, Léo Assmann, Gonzatti, Gabriel, Enzo Caferatta e Lucas. A comissão técnica foi Athos Calderaro (técnico), Leandro Buboltz (auxiliar), Fernando Sisnande (auxiliar), Alexandre Vieira (preparador Físico), Gustavo Kniphoff (fisioterapeuta), Luciano Hillesheim (mordomo), Diego Puntel (diretor de basquete) e Marco Jardim (presidente).

Após a conquista do título brasileiro, o clube já projeta o futuro. A equipe iniciou nesta semana os treinamentos em dois turnos no Ginásio Poliesportivo para a disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete, com previsão de início para o dia 18 de julho, em São Paulo. No adulto, o clube está em busca de recursos para viabilizar a participação no Novo Basquete Brasil (NBB), principal meta para 2022, além da manutenção das categorias de base masculino e feminino, com o clube trabalhando na formação de equipes para a disputa de competições nas respectivas modalidades.

Assim, encerramos a “Série Riquezas do Nosso Basquete”. O meu agradecimento a todos que contribuíram com o trabalho e buscaram auxiliar, cada um na sua época, com o crescimento do esporte. Fico na torcida para que no futuro, os santa-cruzenses e torcedores da região possam voltar a lotar o Poliesportivo para vibrar com novas vitórias e conquistas, e que se continue a fomentar a prática do esporte em crianças e jovens através do basquete, não apenas para formar atletas, mas também cidadãos para a sociedade. A partir de agora, uma nova história se inicia para a eternidade. Muito obrigado.