Início Geral Roubo de fios é detectado novamente na área central

Roubo de fios é detectado novamente na área central

Em menos de 15 dias, Guarda Municipal registrou três ocorrências de delitos

O uso de fiação elétrica subterrânea nas obras é sinônimo de diversos benefícios, além de apresentar vantagens consideráveis também significa redução na parte de manutenção, sendo os equipamentos de grande durabilidade. Outra vantagem é a segurança das pessoas. Mas, infelizmente, muitos não pensam assim, e nos últimos dias estão sendo registrados vários delitos de furtos de fios.


Em Santa Cruz do Sul, a Guarda Municipal realiza as operações de patrulhamento e, recentemente várias abordagens foram feitas na área das praças centrais, inclusive, com prisão de indivíduos que estavam praticando o roubo. Esses quebravam as pedras de acesso à fiação. Na segunda quinzena do mês de julho foi realizada ocorrência na Praça Getúlio Vargas. No final do mesmo mês mais um registro, dessa vez na Praça Siegfried Heuser. Dois indivíduos suspeitos foram abordados e com um deles havia uma sacola grande com fios elétricos, 11 luminárias, um alicate e uma chave philips.

Luminárias também estão entre os objetos roubados


E no início deste mês, na madrugada do dia 2, novamente na Praça Getúlio Vargas, a Guarda Municipal, em serviço de patrulhamento, encontrou mais um indício de furto de fios. A laje que cobria a caixa dos cabos estava fora do lugar e um pedaço de fio de luz havia sido furtado. Os agentes de segurança seguiram a ronda até a Praça Siegfried Heuser e lá encontraram o suspeito que, dentro de uma sacola com latinhas de alumínio carregava também o fio de cobre.


Segundo o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Pereira Gonçalves, nos últimos meses houve um aumento dos registros de furtos de fios de cobre na cidade. “Nas praças é que estão ocorrendo o maior número de indícios. Este delito está diretamente ligado ao aumento do preço do quilo do fio do cobre. Esta é uma realidade que estamos vivendo, não somente em Santa Cruz do Sul mas, também, em demais municípios vizinhos. Acompanhamos as ações da Polícia Civil e demais órgãos de segurança para buscar coibir esse tipo de delito. Luminárias também estão sendo furtadas. Estamos intensificando, através da Guarda Municipal, o patrulhamento nas áreas de maior incidência.

Existe um grande prejuízo com os roubos, perfazendo o desperdício de mão de obra, transtornos para adquirir o material para repor, além da logística de trabalho para colocar novamente os fios. Isso gera um grande problema para o Município por se tratar de espaços públicos. O trabalho todo é feito pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, responsável pela iluminação”.


O coordenador frisou que foi intensificado o patrulhamento. “Obtivemos êxito nas apreensões nesse sentido. Casos foram registrados também na Avenida Imigrante, Acesso Grasel e Rua da Gruta. Acreditamos que o problema poderá ser solucionado se os receptores forem atacados. Se não se consegue vender, não se consegue furtar. Queremos parceria das forças de segurança para reduzir os índices. O papel da Guarda Municipal é buscar inibir essas ações”.

Ana Souza
[email protected]