Início Saúde Saiba quais cuidados essenciais com a saúde garantem uma vida mais saudável

Saiba quais cuidados essenciais com a saúde garantem uma vida mais saudável

Luciana mandler
[email protected]

Doutora Bianca Weiss, oncologista da Saint Gallen aborda sobre prevenção e os fatores de riscos atrelados a doença. Foto: Divulgação

A sexta-feira, 27, foi marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data tem o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença, principalmente sobre a sua prevenção e redução significativa das mortes causadas pelo câncer. Além disso, a data visa em acabar com a desinformação, aumentar a conscientização e reduzir o estigma.

Mesmo com avanço da doença, o índice de cura tem aumentado substancialmente. “E uma boa parcela deste número se dá pela detecção precoce do câncer. Por este motivo, a extrema importância da data”, reflete a doutora Bianca Weiss, oncologista clínica da Saint Gallen.

A profissional salienta que para garantirmos uma vida mais saudável, existem cuidados essenciais com a saúde e, desta forma, prevenir inúmeras doenças assim como o câncer. De acordo com a doutora Bianca, a prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença (confira algumas ações preventivas no quadro).

“O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável”, sublinha. “O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais”, completa.

SINTOMAS

Normalmente os primeiros sintomas a aparecer, de acordo com Bianca, é a perda de peso, anemia, cansaço inexplicável, algum tipo de sangramento anormal, alguma protuberância anormal na mama, pescoço, testículo, abdômen ou outro local do corpo.

EXAMES PERIÓDICOS

A oncologista Bianca destaca ainda que os exames periódicos de rotina para prevenção e diagnóstico precoce do câncer são de extrema importância. “Para as mulheres, o exame ginecológico para coleta de preventivo para câncer de colo de útero deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, e exame das mamas, como mamografia e ecografia mamária, a partir dos 40 anos salvo alguma outra indicação médica”, ressalta.

Para os homens, a doutora Bianca reforça que é de fundamental importância a realização de exame de toque retal e medida sanguínea do PSA a partir dos 40 anos, assim como o exame testicular, principalmente entre homens de 25 a 35 anos, “quando a incidência deste tumor é mais comum, pois o câncer de testículo geralmente tem cura”, aponta.