Início Saúde Vacina da pólio pode ser feita seguindo esquema vacinal

Vacina da pólio pode ser feita seguindo esquema vacinal

Luciana mandler
[email protected]

Crianças recebem a dose com 2, 4 e 6 meses e após,
aos 15 meses e 4 anos. Foto: Arquivo / RJ

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no Rio Grande do Sul encerrou no dia 21 de novembro, com a segunda edição do Dia D. Em Santa Cruz do Sul, 87,94% do público-alvo foi imunizado. Ou seja, das 5.531 crianças menores de cinco anos, 4.864 receberam a dose da vacina, de acordo com o coordenador do setor de Imunizações da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, Róger Rodrigues Peres.

Róger explica que os 87% ficou aquém do percentual que o Ministério da Saúde preconiza, de 95%. “É uma porcentagem muito difícil de ser alcançada. Normalmente, ocorre em municípios muito pequenos, onde tem um número reduzido de crianças, onde é possível ter um controle mais fácil”, aponta. “Mas de forma geral a campanha foi boa, teve participação importante, mas não vamos alcançar o que foi preconizado. Assim como em nível nacional e de Estado não se alcançou. Até estamos melhores que muitos municípios do Estado, inclusive”, completa.

Embora a campanha tenha encerrado, não se frisa mais a divulgação. “Porém, segue sendo fundamental os pais seguirem fazendo a vacinação nas crianças no esquema de rotina”, ressalta Róger. “Toda criança faz vacina contra poliomielite com 2, 4 e 6 meses, com a vacina VIP injetável e aos 15 meses e aos 4 anos, com dois reforços.

Os pais podem procurar todas as unidades de saúde que contam com salas de vacinas para imunizar seus filhos. O horário de atendimento geralmente é das 8h às 11h45 e das 13h às 17h.