Início Colher de Pau Salmão ao molho de laranja com legumes

Salmão ao molho de laranja com legumes

Alayde Guimarães Motta – [email protected]

Exerci o magistério durante 27 anos e nessa caminhada tive inúmeros alunos. Muitos deles deixaram marcas, tornaram-se amigos e continuamos mantendo contato. Domingo, acessando meu facebook, deparei-me com uma foto de um prato, parecia um desses pratos feitos por chefs. Mas, para minha surpresa, ao ler o post, quem tinha preparado foi Adam Hasselmann Teixeira, meu ex-aluno, hoje, advogado, e, também, é apreciador de uma boa culinária. Pedi a receita para compartilhar com vocês e ele gentilmente o fez. Bom proveito!

SALMÃO AO MOLHO DE LARANJA COM LEGUMES

INGREDIENTES
1 kg de filé de salmão com pele
1 xícara (240 ml) de suco de laranja
2 colheres de (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de raiz de gengibre bem picado
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Verduras e legumes a gosto (milho, ervilha, tomate picado, cebola em tiras, cenoura cozida…)

MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 200°.
Ponha o suco de laranja em uma panela pequena e leve-o ao fogo baixo por 5 a 10 minutos, mexendo, até que ele tenha reduzido pela metade e engrossado. Tire do fogo e deixe que esfrie.
Acrescente o vinagre balsâmico e o gengibre ao suco de laranja.
Forre uma travessa com papel vegetal e ponha o filé de salmão com a pele para baixo. Tempere com sal e pimenta. Cubra o salmão com metade do suco de laranja.
Asse o salmão no forno preaquecido por 10 a 15 minutos. Depois, pincele-o com a metade que resta do suco de laranja e asse por mais 10 a 15 minutos.
Após assado, acrescentar legumes/verduras a gosto.

DICA DA SEMANA

O salmão nasce no rio, mas é no mar e no prato que se faz rei. Rico em ômega 3 e ácidos gordos, é muitas vezes aconselhado pelos profissionais de nutrição para uma dieta saudável e equilibrada. Na hora de escolher o peixe para a sua receita é importante observar a procedência dele. Peixe fresco é o ideal, e no caso de congelados, verificar se está armazenado de forma correta, sempre em freezer.
Outra dica é observar as escamas que devem estar firmes e brilhantes, os olhos devem estar salientes e sem nenhuma mancha, e a carne deve ter textura rígida. O salmão não pode ser cozido demais. Isso deixa a carne ressecada e faz com que o peixe perca parte de seus nutrientes. Quanto mais macio melhor!