Início Geral Santa Cruz ocupa a 30ª posição no País

Santa Cruz ocupa a 30ª posição no País

Município santa-cruzense ficou no ranking das 50 melhores cidades do Brasil na
pesquisa da agência Austin em parceria com a revista IstoÉ, da Editora Três

Santa Cruz do Sul ganha destaque no cenário nacional quando o assunto é viver bem. Isso porque encontra-se entre as 50 melhores cidades do Brasil em 2022. A pesquisa realizada pela agência de classificação Austin Rating em parceria com a Editora Três e publicada pela revista IstoÉ apontou que o município está na 30ª colocação da lista dos municípios de médio porte no País.


Em relação ao Rio Grande do Sul, Santa Cruz ficou em quinto lugar, atrás de Bento Gonçalves (6º), Farroupilha (9º), Erechim (12º) e Lajeado (13º). Para a prefeita Helena Hermany (Progressistas), a notícia da bom posicionamento do município chega com alegria e entusiasmo. “Reconhecimento de que o trabalho para transformar Santa Cruz em uma cidade ainda melhor para viver está dando resultado”, acentuou a chefe do Executivo Municipal.


OS CRITÉRIOS

O levantamento teve como base a pontuação dos municípios em 16 categorias, elencadas após a análise de 281 indicadores ligados às áreas fiscal, econômica, social e digital dos 5.565 municípios brasileiros. As cidades foram classificadas em ranking geral e por porte: grande, médio e pequeno.
Nos indicadores fiscais, foram considerados pontos como capacidade de arrecadação, execução do orçamento, aplicação na saúde e educação e capacidade de pagamento dos municípios. Na área econômica, foram analisados o padrão de vida, mercado de trabalho e comércio exterior.
Já no indicador social, levou-se em conta as situações relacionadas a educação, saúde, habitação, atendimento ao jovem, responsabilidade social, desenvolvimento humano e qualidade de vida. Por fim, no critério digital analisou a mobilidade e o acesso digital ao conhecimento nos municípios.
Apesar de existirem 5.570 municípios brasileiros, a amostra contemplou 5.565. Isso porque cinco foram emancipados a partir de 1º de janeiro de 2013 e a análise, de acordo com a empresa responsável, levou em consideração a evolução dos indicadores no período de dez anos.