Início Rural Santa Cruz registra caso de raiva bovina

Santa Cruz registra caso de raiva bovina

O município de Santa Cruz do Sul voltou a registrar caso de raiva bovina. A informação foi confirmada na tarde de ontem, 16, pela Inspetoria Veterinária. Conforme a médica veterinária, Aline Correa da Silva, o caso positivo ocorreu na localidade de Cerro Alegre Alto. Ela pede que os produtores da localidade e que residem em um raio de 12 quilômetros na região procurem  vacinar equinos e bovinos contra a raiva.

O animal acabou vindo a óbito, mas a inspetoria coletou material genético que confirmou a doença após teste de laboratório. Há dez anos o município de Santa Cruz do Sul não registrava casos de raiva bovina. Na região, os últimos casos foram registrados nos municípios de Sinimbu, Herveiras, Candelária e Vale do Sol.

O principal transmissor de raiva para os bovinos são os morcegos hematófagos. A transmissão ocorre por inoculação da saliva dos animais infectados, mas é possível contrair pelo contato com o sangue e saliva em mucosas. O período de incubação do vírus pode chegar a 6 meses.

A Inspetoria Veterinária realizou uma inspeção no local onde o animal morreu e encontrou vestígios de morcegos. Uma equipe da Secretaria Estadual de Agricultura virá à Santa Cruz nos próximos dias para realizar um trabalho de revisão das furnas dos abrigos dos morcegos com o objetivo de verificar se a população de morcegos hematófagos está aumentando no município.

Morcego hematófago é o causador da raiva bovina em equinos e bovinos – Crédito: Divulgação