Início Geral Saúde : A procura do corpo perfeito

Saúde : A procura do corpo perfeito

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Estamos já na primeira semana do penúltimo mês do ano, reta final de mais um ciclo. Deixamos para trás o inverno, o outono, estamos na primavera e já visualizamos o verão nos dias de intenso calor. Por sinal, o aumento do calor, evidenciado, pela falta de roupa dos pedestres na rua, ou até mesmo pelos relógios espalhados pela cidade que indicam hora, dia e temperatura modificam não somente a natureza, de forma direta, mas também aumentam o índice de procura as academias e pistas de corrida. Na busca pelo corpo perfeito, saiba quais os cuidados e qual a melhor forma de praticar uma atividade física que traga acima de tudo saúde e bem estar.
A santa-cruzense Paloma Priebe, educadora física, destaca o que segundo ela é imprescindível para o começo da prática física. “O importante é lembrar que o ideal é antes de qualquer exercício ser realizada uma consulta médica. É necessário que seja feito este acompanhamento para que o indivíduo também possa ter sucesso na trajetória de atividades físicas. O parecer médico é crucial antes de qualquer coisa. Até mesmo as pessoas que já atingiram certo condicionamento é importante que sejam acompanhadas por um profissional”. 
 
Anderson Lima

Paloma: “O ideal é antes de qualquer exercício, ser realizada uma consulta médica”
 
 
 
Na ânsia de conquistar um corpo perfeito para a chegada do verão, uma grande parcela da população, intensifica, ou até mesmo apenas começa a praticar exercícios físicos nos meses que antecedem os picos de calor, lá por volta de outubro, novembro. Tendo em vista que o objetivo maior, no que se refere ao corpo humano, deveria ser a saúde e o bem estar, Paloma evidencia os cuidados que devem ser tomados. 
“De maneira geral sempre é sugerido que se comece em um ritmo moderado, duas ou três vezes por semana para quem nunca praticou atividade física. Alongamento e uma caminhada são indicados para este tipo de pessoa, até mesmo para conseguir um condicionamento melhor. Não adianta querer um resultado da noite para o dia, se o corpo ainda não está adaptado. É uma progressão, o começo é bem devagar e aos poucos vai se tendo os resultados. É uma utopia achar que começando agora, em dezembro e janeiro você vai conquistar um corpo perfeito”. 
 
Arquivo pessoal

Sarita: “Cuidar bem do meu corpo é cuidar bem de mim”
 
 
 
 
Qualidade de vida
 
Sarita Muller, 28 anos e Simoni Fagundes 26, fazem parte de um seleto grupo de pessoas que fazem da pratica da atividade física um estilo de vida. Praticante de musculação há uma década Sarita destaca os benefícios que o esporte trouxe. “Os maiores benefícios foram à estética e a qualidade de vida. No caso da musculação só se obtém resultados se combinado a uma boa alimentação, então tu deixa de lado alimentos prejudiciais a saúde e acaba tendo uma alimentação saudável”.
Ela ainda conclui que “cuidar bem do meu corpo é cuidar bem de mim. Não existe sensação melhor que estar bem consigo mesma e a atividade física me proporcionou isso”. Já Simoni, que pratica exercícios físicos diariamente e a cerca de três anos fez da musculação seu maior passa tempo, afirma aliar a prática de atividade física com a qualidade de vida. “No meu ponto de vista cuidar do corpo é sinônimo de qualidade de vida, é querer viver melhor e com mais saúde. Não se pode pensar numa vida longa sem antes cuidar do seu corpo e alimentação. Pra mim, sair do meu trabalho depois de um dia cansativo e ir pra academia é algo satisfatório, uma sensação de dever cumprido”.
 


Arquivo Pessoal

Simoni: “Uma sensação de dever cumprido”