Início Saúde Saúde do Estado usará Expointer como evento teste para Copa do Mundo

Saúde do Estado usará Expointer como evento teste para Copa do Mundo

A 35ª edição da Expointer, que se inicia no próximo sábado, 25, e vai até o dia 2 de setembro, será utilizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) como evento teste para a Copa do Mundo de 2014. A ideia é usar a feira na preparação do setor de vigilância em saúde para eventos de massa, colocando em prática o que se planeja para a época dos jogos em Porto Alegre e nas cidades que receberem delegações de outros países.
Com previsão de circulação de 500 mil pessoas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, eventos como a Expointer demandam uma atenção especial dos gestores de saúde. Esse cuidado visa evitar que a aglomeração de pessoas e animais possa ser ambiente para a disseminação de doenças infecciosas, além dos riscos de traumas, acidentes de trabalho e intoxicações alimentares e hídricas.
Uma das novidades para esta edição da Expointer é a constituição do Centro Integrado de Operações e Comando da Saúde (Ciocs), uma sala para o monitoramento de todas as ações na área, com levantamento dos atendimentos dos serviços de saúde (dentro do Parque e incluindo o Samu e hospitais da região), análise dos riscos detectados pelas inspeções sanitárias e proposição de ações corretivas. No local, serão centralizadas as notificações de doenças transmissíveis por alimentos, surtos e agravos inusitados.
Durante a feira, por conta da preparação à Copa do Mundo, a Secretaria da Saúde receberá representantes dos 11 estados que receberão os jogos do Mundial e mais quatro observadores da Fifa.
Ao todo, serão aproximadamente 150 profissionais envolvidos com a exposição, entre servidores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e outros departamentos da SES, da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio.

Assessoria SES