Início Esportes Seleção: Brasil quebra tabu de 21 anos

Seleção: Brasil quebra tabu de 21 anos

Brasil e França fizeram um bom jogo neste domingo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A exemplo do que acontecera semana passada, contra a Inglaterra, a Seleção Brasileira enfrentou uma equipe bem armada, competitiva, e com qualidade técnica. Os franceses resistiram o quanto puderam, mas acabaram batidos pela maior categoria do time brasileiro. A vitória por 3 a 0, com gols de Oscar, Hernanes e Lucas, não foi só merecida, como serviu para quebrar um longo jejum diante dos franceses – a seleção não vencia o time da França desde 1992. 
A Seleção Brasileira buscou o jogo ofensivo em ritmo intenso, com muita correria e velocidade dos dois lados, sendo disputado também duramente, com os jogadores não economizando na força nas divididas. Já a França mostrava-se um time entrosado, atacando e defendendo em bloco, voltando para o seu campo com um grande número de jogadores quando perdia a posse de bola. Com isso dificultava bastante as tentativas da Seleção Brasileira de chegar à área em condições de chutar a gol.
Ainda assim, muito bem neutralizados, os jogadores do Brasil, com a sua habilidade, conseguiam lances de perigo, como foram um chute de Oscar e, com mais perigo, uma cabeçada de Fred que quase entrou. Mais perigosa ainda foi a jogada de Hulk e Marcelo, com um cruzamento deste que quase Neymar alcançou para marcar.
Mas o jogador brasileiro tem mais técnica e talento e em algum momento isso teria de prevalecer. Foi quando Fred arrancou pela esquerda, e deu na medida para Oscar fazer o primeiro gol da Seleção Brasileira em terras gaúchas, na Arena do Grêmio. Oscar, no minuto seguinte, quase fez o segundo, em excelente jogada de Hulk que o camisa 11 do Brasil não aproveitou, chegando atrasado para concluir. Felipão mexeu em seguida, trocando Hulk por Lucas, e Oscar por Fernando. A França também fez várias substituições, com seus jogadores dando mostras de cansaço, e por isso a partida caiu um pouco em intensidade.

Rafael Ribeiro/CBF

Brasil bateu a França por 3 x 0 no amistoso prévio à Copa das Confederações
 
 
 
Hernanes ainda entrou no meio-campo, no lugar de Luiz Gustavo, e acabou fazendo o segundo gol do Brasil. Os franceses partiram com tudo para tentar o empate e tomaram um contra-ataque tão fulminante quanto mortal. Hulk tomou a bola no seu campo, passou para Lucas, que descobriu Neymar inteiramente livre na esquerda – este só rolou para Hernanes chutar no canto esquerdo.
Minutos depois, Marcelo invadiu a área adversária e foi derrubado por dois franceses. O juiz marcou pênalti e Lucas cobrou. Goleiro para um lado, bola para o outro. Brasil 3 a 0.