Início Geral Semana da Alimentação tem programação virtual

Semana da Alimentação tem programação virtual

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), de Santa Cruz do Sul, promove mais uma edição da Semana Mundial da Alimentação. Este ano, em razão da pandemia do coronavírus, as atividades serão realizadas em ambiente virtual, por meio de vídeos, webinários e lives, sem a necessidade de inscrição e totalmente abertas ao público em geral.

Comemorado desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é alusivo à data de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. Em 2020, as reflexões sobre a necessidade de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade vão tratar também do contexto da pandemia que, assim como a crise econômica, afeta de modo mais agudo as comunidades pobres e vulneráveis.

O tema slogan da Semana Mundial da Alimentação em 2020 é Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. As nossas Ações são o nosso futuro. Abaixo a programação.

Dia 15 de Outubro

Webinário – “Atenção Nutricional Integrada às Ações das Redes de Atenção à Saúde: desafios a serem enfrentados”. (Acesse o link do evento: https://bit.ly/30yUEC3)

10h -Abertura

10h15 – “Experiências do Projeto Enfrentamento e Controle da Obesidade no RS – Ecosus – Ufpel” – Palestrante Denise Gigante (Ufpel)

10h45 – “Vigilância Alimentar e Nutricional em Municı́pios do RS: importância e desafios” Palestrantes: Vanessa Ramos Kirsten (UFSM) e Greisse Viero da Silva Leal (UFSM)

11h15 – “A Covid-19 e a Nutrição: da obesidade à fome.” Palestrante: Raquel Canuto (Ufrgs)

Dia 16 de Outubro

Live:  Depois da Covid-19: como podemos construir Sistemas Alimentares Sustentáveis e resilientes no Município de Santa Cruz do Sul.

Horário: 10 horas (Acesse o link do evento: meet.google.com/gmh-bdjt-aut)

10h Abertura

10h15 – Projeto de LEI Nº 111/E/2020, de 23 de setembro de 2020

Cria os componentes do Município de Santa Cruz do Sul/RS, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, define os parâmetros para a elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências.

Palestrante: Secretário de Políticas Públicas e Assistência- Clero Luis Ghisleni

Enfrentar a fome com comida de verdade

Depois da Covid-19: como podemos construir Sistemas Alimentares Sustentáveis e resilientes no Município de Santa Cruz do Sul.

Palestrante: Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutriconal – RS – Juliano Ferreira de Sá

Mediadora: Presidente do Comsea Municipal Santa Cruz do Sul – Coordenadora PAN – 13 – Francisca M A Wichmann

Encerramento

Live: Dia mundial da Alimentação: ideias inspiradoras – 17 horas

Transmissão #AoVivo pelo canal da ONU Brasil no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=m3Z0FvZypt4&feature=youtu.be)

Palestrantes

Marie Tarrise – Gerente de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil Aline Martins – Gerente de Gestão de Conhecimento do Programa Semear Internacional. Coordena o processo executivo de implementação das Cadernetas Agroecológicas junto a 874 agricultoras ligadas aos seis projetos apoiados pelo FIDA no Brasil.

José Eduardo Scardua – CEO e fundador da Raiz Capixaba, agrotech que realiza a previsibilidade de produção de frutas, legumes e verduras orgânicos por meio da inteligência artificial. Naiara Aguiar Santestevan – Sócia-proprietária da VivaFlor – Produtos Naturais, que integra o Grupo Pé na Terra, iniciativa que articula agricultores, restaurante e consumidores na região norte do Estado do Rio Grande do Sul.